Postagens Mais Acessadas

3.7.09

Depressão Pós-Parto em Homem - e pode?



Existe depressão pós parto no homem?

A cultura popular associa depressão como um estado de humor da pessoa e que ela pode se curar sozinha. Isso faz com que as pessoas não encarem a depressão como uma doença e não procurem ajuda especializada. Estou enfatizando este aspecto, devido ao aumento da depressão pós parto masculina, onde o homem acredita que não é mais tão importante para sua parceira e revive em sua relação com seu filho conflitos e relações mal resolvidas com seus pais. É importante lembrar que a mulher tem 9 meses para se preparar para a maternidade no mais amplo sentido ao passo que o homem realmente torna-se pai quando ele olha para aquela pessoinha tão importante na vida nova do casal. Passa a se questionar se será um bom pai, se poderá custear os estudos de seu filho, se poderá suprir suas carências materiais e outras dúvidas não menos importantes e conflitantes. Para tanto pode exibir sintomas como:

* tristeza
* desesperança
* irritabilidade
* dores
* dificuldade em se apegar ao bebê
* distúrbios do sono e apetite
* dificuldade para expressar seus sentimentos
* hábitos diferentes do cotidiano: passam a sair mais com os amigos, a trabalharem fora de casa por mais tempo, beber mais, casos extra conjugais
* outros

O que fazer então? procurar auxílio especializado, como a psicoterapia e o uso prescrito de ansiolíticos e antidepressivos.

Dúvidas entre em contato pelo blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário