Postagens Mais Acessadas

2.7.09

A Força do Estímulo ao Bebê dos 0 a 12 meses




Enfatizamos algumas técnicas ou procedimentos que poderão auxiliar seu bebê a se desenvolver melhor e alguns objetos que podem estimulá-lo adequadamente em cada fase de seu processo de maturação.



1 Mês: Conversar, afagar e cantar músicas de ninar. Olhar para ele e sorrir. Mostrar objetos próximos ao seu olhar. Esticar as perninhas para que ele saia da posição fetal. Abrir suas mãozinhas e dedinhos para ele relaxar. Tocar no seu corpo.



2 Meses: Levantar para que ele possa enxergar ao seu redor. Colocar objetos próximos ao seu campo de visão; ele vai erguer a cabeça para enxergá-los. Fazer soar uma campainha ou utilizar um brinquedo sonoro; ele vai tentar localizá-lo. Instalar móbiles no berço para ele acompanhar o movimento do brinquedo.


3 Meses: Brincar com gestos e palavras; ele vai abrir um grande e lindo sorriso. Colocar um chocalho na sua mãozinha; ele vai vibrar com o barulho. Pendurar móbiles para que ele os balance. Levar para passear. Deixar que ele leve a mão à boca (vai se interessar em pegar objetos) e oferece mordedores.


4 Meses: Brincar com ele. Oferecer objetos interessantes para ele tocar quando estiver sentado ou deitado. Passar boa parte do tempo ao seu lado brincando e dando gargalhadas. Imitar seus próprios sons e apresentar diferentes brinquedos para estimular a atenção e a visão.


5 Meses: Brincar constantemente com ele, especialmente na hora do banho. Colocar músicas para tocar, não importando o ritmo. Atender seus ruídos e chamados; ele está desenvolvendo auto-estima e segurança.



6 Meses: Colocar na sua mão alimentos diferentes para que ele toque. Brincar de esconder. Dar o máximo de carinho e atenção. Incentivar a ficar sentado e se arrastar para pegar objetos mais distantes.


7 Meses: Afastar objetos e permitir que ele se esforça para pegá-los. Deixá-lo livre para explorar seus brinquedos. Oferecer maior número de objetos sonoros.


8 Meses: Passear com ele ao ar livre, mostrando tudo ao redor. Insistir em deixar os objetos longe dele para que ele consiga se esforçar para atingi-los. Dar a assistência que ele necessita, pois ele percebe que a mãe é um ser separado dele e isso o angustia. A mãe deve mostrar que continua por perto.



9 Meses: Conversar e explicar tudo o que vai fazer. Ajudar a se manter em pé, fortalecendo sua musculatura. Oferecer objetos de diferentes cores e tamanhos. Encorajar a engatinhar e pegar objetos à sua frente.


10 Meses: Contar histórias e mostrar figuras de livros infantis. Oferecer brinquedos construtivos. Dar livros de pano de fácil manuseio.


11 Meses: Brincar de tirar e colocar objetos de uma caixa. Tocar cantigas de roda, cantar e fazer festa com ele.


12 Meses: Imitar sons de bichinhos. Ficar longe e o chamar, aprimorando seu andar. Procurar conversar sobre tudo e observar sua resposta e motivá-lo.


Dúvidas, entre em contato com nosso blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário