Postagens Mais Acessadas

3.7.09

Gravidez Mês a Mês: 4 a 5 mês



Gravidez mês a mês:
Quarto e Quinto mês

Quarto Mês

Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos: Cansaço; Diminuição da frequência da vontade de urinar; Diminuição ou desaparecimento da náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; O seio continua a aumentar de tamanho, mas a sensação de dor e desconforto provocada pelo inchaço desaparecem ou diminuem; Possíveis dores de cabeça; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Aumento do apetite; Aumento da umidade vaginal; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Algumas gestantes, principalmente as mais magras, poderão sentir no final do 4° mês de gestação leves movimentos do bebê.

Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação; Uma certa sensação de "estar fora de sintonia", podendo às vezes fazer você se sentir atrapalhada, esquecendo das coisas, ou simplesmente sem a menor concentração no que está fazendo.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você: Seu bebê faz xixi pela primeira vez: A partir da 14a. semana todos os orgãos internos do feto estão com suas estruturas principais já formadas. O figado começa a produzir o primeiro suco gástrico, e os rins iniciam a produção de urina, que é diluída e formada basicamente de líquido amniótico. Começam a crescer os primeiros cabelos: Entre a 15a. e a 16a. semana, os delineamentos do rosto do bebê se definem melhor, com a formação da boca. A pele que vai se formando é lisa e transparente, e os primeiros cabelinhos começam a aparecer. Como o bebê engole muito líquido amniótico, às vezes ele pode ter soluços. E também poderá ser flagrado chupando o polegar. Produz 100 células nervosas por segundo: Neste período, a produção de células nervosas inicia a se acelerar, e as estruturas muscular e óssea prosseguem em seu desenvolvimento, fazendo com que ele comece a se movimentar mais dentro do utero materno.

Qual é o aspecto do bebê: Ao final do 4° mês, o bebê em média mede uns 10 a 12 centímetros e seu peso pode chegar a aproximadamente 200 a 220 gramas, mas ainda não será possível se detectar no ultrasson qual o sexo do bebê.

Qual é o aspecto da mamãe: Ao final do quarto mês, você já poderá mostrar orgulhosa a sua pequena barriguinha, e para algumas gestantes é a fase em que elas conseguem sentir pela primeira vez o bebê se mexendo. Mas nem sempre isso acontece, por isso fique tranquila se ainda você não sentir nada… logo logo você vai sentir!!!

Quinto Mês

Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos: Movimentos fetais (finalmente você poderá sentir seu bebê!!); Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas; Grande aumento do apetite; Dores nas costas; Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto Aumento da pulsação (frequência cardíaca);

Emotivos: Maior estabilidade emocional, podendo de vez em quando sentir-se ainda um pouco irritada e com algumas mudanças de humor; Sentido mais amplo de aceitação da realidade de se "estar grávida"; Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você Finalmente você poderá saber o sexo do bebê: Ao redor da 20a. semana, você poderá ficar conhecendo através da ecografia, se seu bebê será menina ou menino, pois o exame feito nesta fase consegue delinear os orgãos genitais com grande exatidão. É hora de começar a pensar no enxoval e na decoração do quarto do bebê!!! O bebê vai se movimentando cada vez mais: Nesta fase, a futura mamãe começará a sentir os movimentos do bebê, cada vez mais intensos. No início, a sensação é como movimentos das asas de uma borboleta dentro de seu ventre. E como ele começa a ter um maior período ativo, em certos períodos do dia, passa também por alguns períodos de repouso. Sua pele vai se definindo: A pele do bebê, nesta fase, forma a chamada "vernix caseosa" que é uma película de gordura sobre a pele que tem a finalidade de protegê-la. Começam a surgir os pelinhos que irão formar os cílios e as sombrancelhas, assim como os cabelos.

Qual é o aspecto do bebê: Este mês, o bebê cresce bastante, podendo aumentar até aproximadamente 25 cms. e pesar de 340 a 500 gramas. Seu corpo, neste período, já é todo bem proporcional, cabeça-tronco-membros.

Qual é o aspecto da mamãe: Em média, uma gestante deve aumentar aproximadamente 450 gramas por semana no segundo trimestre da gravidez. Ou seja, a cada mês um aumento de mais ou menos 2 quilos. Sua barriga agora já deve estar bem redondinha, seus seios poderão estar já produzindo um pouco de colostro.

Consulte agora o desenvolvimento gestacional do sexto e sétimo mês

Nenhum comentário:

Postar um comentário