Postagens Mais Acessadas

3.7.09

Gravidez Mês a Mês: 8 ao 9 mês



Gravidez mês a mês: oitavo e nono mês

Oitavo

Sintomas, sinais e sensações Importante:

você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos: Movimentos fetais fortes e regulares; Aumento da umidade vaginal (leucorreia); Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;Dores nas costas; Falta de ar e dificuldades para respirar; Insônia; Sensação de coceira no abdomen; Contrações de Braxton Hicks Colostro, que pode gotejar dos seios.

Emotivos: Uma certa ansiedade com relação ao bebê e ao parto; Um desejo cada vez maior de que a gravidez termine logo. Como seu Bebê Cresce dentro de Você Visão e Audição Desenvolvidos: O ritmo do crescimento do bebê agora é bem veloz, e a maioria dos orgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a iris apresenta uma coloração azulada). Também a audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamãe e do papai. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos. O espaço que o bebê ocupa agora já não é mais tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Os movimentos do bebê agora são bem mais ativos, e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo ele está chutando. Qual é o aspecto do bebê: Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebê terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas. Qual é o aspecto da mamãe: A esta altura da gravidez, você estará já sentindo as contrações de Braxton Hicks, que são contrações fraquinhas e indolores, mas que fazem com que seu corpo se prepare para o parto.

Algumas Possíveis Preocupações Falta de Ar e Dificuldades para Respirar: Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do utero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.

Próximo do nono mês, as contrações de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.

Preparando-se para o Parto: Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contrações, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebê, a emoção de cortar o cordão umbelical. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra e a enfermeira especialista; participou de cursos preparatórios para o parto, e aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebê, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana.

Nono Mês

Sintomas, sinais e sensações Importante:

você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado. Físicos: Menor movimentação do bebê dentro do utero (devido à falta de espaço); Aumento da umidade vaginal (leucorreia), de forma mais abundante; Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Câimbras nas pernas; Aumento do inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos; Respiração mais fácil quando o bebê se posicionar mais para baixo; Maior estímulo a urinar, depois que o bebê se posicionar mais para baixo;Insônia; Aumento na intensidade das Contrações de Braxton Hicks; Colostro, que pode gotejar dos seios; Aumento ou perda do apetite.

Emotivos: Aumento da ansiedade, excitação e preocupação com relação ao bebê e ao parto; Períodos maiores de distração e falta de concentração no que se está fazendo; Um sensação de alívio maior ao pensar de que a gravidez está chegando ao fim; Impaciência e Inquietação; Sonhos e fantasias sobre como será o bebê. Como seu Bebê Cresce dentro de Você Começa a ficar mais gordinho: Seu bebê neste último mês de gestação está praticamente pronto para nascer. Seu estomago e rins agora funcionam perfeitamente; seus pulmões estão totalmente desenvolvidos e prontos para respirar; seu intestino já produziu mecônio (substância que será eliminada juntamente com as primeiras fezes); seu corpo adquiriu uma boa camada de gordura, e agora ele já é bem pafudinho. Descansa bastante para preparar-se para o parto: A sua pele já não é mais rugosa e fina como antes, e sim macia e delicada, e seus cabelos já são um pouco compridos. Os progressos mais interessantes nesta fase são no desenvolvimento sensorial, e agora ele passa a maior parte do tempo dormindo e descansando, como que se preparando para a hora do nascimento.

Qual é o aspecto do bebê: Finalmente, é hora de nascer, e seu bebê estará prontinho para chegar ao mundo. Em média, o peso de um bebê no final da gestação é de aproximadamente 3300 gramas, e sua altura pode variar de 48 a 52 cm (dependendo do sexo).

Qual é o aspecto da mamãe: Com o aproximar-se do final da gestação e com o rebaixamento do utero, você estará sentindo-se melhor, com mais facilidade para respirar, com menor pressão no estômago e com uma sensação de maior liberdade no parte de cima do seu ventre.
Você acompanhou todo o desenvolvimento gestacional, agora é só esperar para curtir este serzinho tão especial.


Dúvidas entre em contato com o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário