Postagens Mais Acessadas

3.7.09

Gravidez Mês a Mês: Tudo começa no início



Gravidez mês a mês - como estamos nos desenvolvendo?
Primeiro Mês

Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.


Físicos: Ausência da menstruação; Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Âzia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio);


Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.


Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Óvulo e Espermatozóide se encontram: Aproximadamente no 14° dia do ciclo menstrual, o óvulo feminino é liberado pelo ovário e se dirige ao utero através das trompas.

De seu encontro com o espermatozóide procede a gestação. Óvulo fecundado se transforma em um embrião:

Depois de aproximadamente 6 a 8 dias após a concepção, o óvulo fecundado se implanta no utero materno e começa a ser chamado de embrião. Nesta fase, ele é formado por algumas centenas de células que serão as precursoras na formação de todos os futuros orgãos.

O início de uma vida aquática: Devidamente acomodado no utero, o embrião inicia a desenvolver os sistemas de formação da placenta e do cordão umbelical, que permitem que ele se adapte à vida aquatica dentro do utero até o momento de seu nascimento.


Qual é o aspecto do bebê: Próximo ao final do primeiro mês, seu bebê é na verdade uma minúscula sementinha, menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas duas próximas semanas, iniciará a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medúla), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.


Segundo Mês

Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.


Físicos: Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado.


Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.


Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Começa a formação do corpo: A partir da 5a. semana de gestação, o embrião apresenta um formato oval parecendo-se mais com um corpinho, e consegue-se perceber em uma extremidade a formação do cérebro e no resto a formação da estrutura corporal e dos membros. Um coração que bate: É neste período que o coração de seu bebê começará a bater, e começam a aparecer os delineamentos dos olhos, das orelhas, da boca e das fosas nasais. Está se formando o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem a função de envolver o feto e protegê-lo por toda a duração da gravidez. Orgãos que vão se formando: Começa a formação dos dedos, e também a definição da estrutura esquelética, inicailmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos. Inicia-se a formação do aparato genital e dos orgãos do aparelho digestivo.


Qual é o aspecto do bebê: No final deste período o feto tem aproximadamente 3 cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, e ele agora tem um aspecto mais humano.


Terceiro Mês
Sintomas, sinais e sensações Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos. Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.


Físicos: Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com frequência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Âzia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, pesadêz, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; As roupas começam a ficar ligeiramente estreitas na cintura e no seio, o abdomen pode parecer um pouco aumentado; Aumento do apetite; Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.


Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM (sindrome pré-menstrual): como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação; Períodos de extrema calma e serenidade.


Como seu Bebê Cresce dentro de Você? Inicia-se a formação das pálpebras: Entre a nona e a décima semana a cabeça do feto já está bem delineada, aparecendo um tanto quanto desproporcionada em relação ao resto do corpo. Neste período se formam as pálpebras que irão proteger os globos oculares.

Um desenvolvimento rápido: Já começam a se desenvolvendo outros orgãos, o sistema circulatório e urinário já estão funcionando, os orgãos genitais já se desenvolveram e os lineamentos do rosto já estão modelados.

No final da 10a.-11a. semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardiacos e da voz. Move as mãos e os pés, e abre a boca: Os músculos e as articulações consentem ao feto fazer seus primeiros movimentos, na ponta dos dedos se visualizam as unhas, e ele começa a movimentar-se bastante suas mãozinhas e pezinhos, em continuos movimentos de abrir e fechar. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos à sua volta..


Qual é o aspecto do bebê: Próximo ao final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, chegando a medir cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesa aproximadamente 14 a 18 gramas.


Qual é o aspecto da mamãe: Ao final do terceiro mês, sua barriga se notará muito pouco, mesmo se você já teve um aumento de peso aproximadamente de 2 quilos. Ao contrário de seus seios que devem ter aumentado bastante a ponto de você precisar aumentar a numeração de seu sutiã.


Agora consulte o desenvolvimento da gestação do segundo trimestre (quarto, quinto e sexto mês)

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. comentários agressivos ou não polidos são removidos pelos administradores do blog!

    ResponderExcluir