Postagens Mais Acessadas

2.7.09

Sexualidade Na Infância- Visão Psicanalítica


Fases relacionadas a Sexualidade Infantil segundo a Psicanálise, por Marilandes Braga, 2008 (pt.shvoong.com/). Breve consideração.
Na fase oral, que vai do zero a um ano de idade aproximadamente, a região do corpo que proporciona maior prazer à criança é a boca. Pela boca que a criança a criança entra em contato com o mundo.

Na fase anal, de dois a quatro anos aproximadamente, a criança passa a adquirir o controle dos esfíncteres, a zona de maior satisfação é a região do anus. Na fase fálica, de 4 a 6 anos de idade aproximadamente, a criança dá mais atenção à região genital. No inicio a criança imagina que tanto os meninos quanto às meninas possuem um pênis. Depois as crianças criam as chamadas “teorias sexuais infantis” imaginando que a criança não tem pênis porque ele foi arrancado ( complexo de castração). Neste momento é que o menino tem medo de perder seu pênis. Neste período surge também o complexo de Édipo.

Na fase de latência, de 6 a 11 anos de idade aproximadamente, a criança passa a deslocar da libido da sexualidade para as atividades socialmente aceitas.

Na fase genital, a partir de 11 anos, há uma retomada dos impulsos sexuais, o adolescente passa a buscar, em pessoas fora de seu grupo familiar, um objeto de amor. A adolescência é um período de mudanças no qual o jovem tem que elaborar a perda da identidade infantil, para que pouco a pouco possa assumir uma identidade adulta. Este tema é apenas um breviário sobre um assunto tão importante, e serve como incentivo a leituras futuras para o melhor entendimento.

Dúvidas envie email para o blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário