Postagens Mais Acessadas

3.7.09

Vale a pena o Parto Normal?



Este guia informativo foi preparado para estimular a gestante ou a mulhr que está se preparando para engravidar, a dar a luz de modo natural e espontâneo com maior liberdade de opção, manejo de seu próprio corpo e seguir suas vontades e o extinto natural de parir sem excluir a atividade médico-obstétrica, pelo contrário, mostrar que a parceria com a enfermeira preparada só aumenta a diversidade de opções e proporciona uma gravidez natural, saudável e prazerosa.

Porque se preparar para o parto natural?

Porque é uma maneira da mulher exercer seu direito de parir da melhor forma possível, ou seja, de maneira segura e saudável. Para tanto alguns cuidados devem ser seguidos como a prática dos exercícios para fortalecimento do assoalho pélvico, exercícios que frotalecem a musculatura abdominal e de membros inferiores. Não podemos esquecer que todos estes conjuntos de músculos estarão envolvidos durante o parto e quanto mais fortes e flexíveis eles estiverem, menores as chances de rutura e lacerações pélvicas. A recuperação da mulher é mais rápida e a volta ‘as suas atividades diárias são mais breves e sentidas com mais segurança.
O que é trabalho de parto? é um fenômeno materno, cuja dinâmica se caracteriza pela contração seguida de relaxamento da musculatura uterina que tem como objetivos promover a dilatação do colo uterino e a descida do bebê pelo canal vaginal.

Quais são as fases do trabalho de parto? basicamente 2: latente e ativa - na fase latentetemos contrações mais irregulares, o transcurso é lento epode levar em média 10 horas e até dias. Neste período o colo vai se afinando e chega a 3 cm de dilatação. Na fase ativa as contrações se intensificam e a dilatação ocorre com velocidade maior, em média 0,5 a 1,0 cm de dilatação por hora até alcançar a dilatação total de 10 cm. Neste momento entramos na fase de expulsão que corresponde a descida da cabeça do bebê até seu desprendimento da vagina seguido por seu corpo. Após o nascimento do feto, temos a saída da placenta que pode demorar até 30 minutos para ser expelida.

Qual a duração do trabalho de parto? sem contar o tempo da fase latente, o trabalho de parto pode durar em média de 12 a 16 h no primeiro parto, 6 a 8 h no segundo e 3 a 4h no terceiro. Lembrar que nem sempre o ser humano responde como uma regra matemática e portanto pode haver variações.

Posso fazer alguma coisa para reduzir o disconforto durante o trabalho de parto?

Não tenha dúvida. A primeira atitude é não ficar deitada e a partir daí manter posições horizontalizadas, como, sentada, ajoelhada, cócoras ou outras que você sinta conforto. Pode ainda receber massagem delicada nas costas, compressa quente nesta região, tomar banho de chuveiro, realizar exercícios pélvicos e de relaxamento, acupuntura e homeopatia. O mais importante é senti-se confortável e auxiliada por alguém que você se sinta acolhida e confiante.

Se você tiver outras dúvidas, entre em contato neste endereço, pelo e-mail

Ministramos cursos de preparo para o parto, pós parto, amamentação e cuidados com o bebê em grupo e individual, na região de Atibaia e São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário