Postagens Mais Acessadas

3.11.09

Meu Bebê não quer Dormir - Choro, Manha, Cama dos Pais?!...


Há motivos para o bebê ou a criança não conseguir dormir?
Em cada idade o sono tem características diferentes. O recém-nascido, por exemplo, dorme de dezesseis a vinte horas por dia, enquanto o jovem adulto dorme oito e o idoso apenas seis ou sete horas.
O sono do bebê é mais longo e diferente do sono dos adultos, principalmente até os 5 anos. Os pais costumam notar que seus filhos são ativos e expressivos mesmo quando estão dormindo. Produzem uma variedade de expressões faciais, incluindo sorrisos, caretas e outras. Também fazem ruídos e movimentos. Isso ocorre, pois, nos bebês, o processo de inibição das atividades motoras ainda não estão bem amadurecidos. O centro regulador do sono está no cérebro,  e sua regulação exige maturação.
O bebê em geral não dorme uma noite inteira antes das 12 semanas. Mesmo com reza brava! Ele ainda acorda para mamar e suprir necessidades básicas (temperatura, fralda suja e aconchego).
Entre três meses e um ano, a criança estabiliza seus hábitos de sono, mas ainda não de forma contínua, pois a maioria costuma acordar pelo menos uma vez, exigindo a atenção e cuidados dos pais. Mas já estão num ciclo semelhante aos adultos - ciclo de 24h.
Os distúrbios do sono estão, às vezes, relacionados com a angústia de separação (a noite é o momento por excelência no qual, ao acordar, a criança tem consciência de estar sozinha) e/ou como resultado de uma mudança nas circunstâncias da família que submete a criança a uma tensão extra ( a ausência da mãe, ida para a creche, nascimento do irmão ou do priminho, separação dos pais, entre outros). Muitas vezes, as crianças apresentam dificuldades para dormir porque tem medo de sonhos maus, ou ainda foi exposta precocemente a imagens "televisivas" com estímulos que ela ainda não sabe lidar, ocorrendo principalmente após os 2 anos de idade. Isso está em parte relacionado com a forma como elas se apegam a uma espécie de crença em mágica, ou seja, realidade e fantasia não estão totalmente diferenciadas nas suas mentes. Outras situações também podem dificultar o sono das crianças, como o nascimento do dentinho, que por vezes também pode ser acompanhado de diarréia, febre, desconforto gástrico e etc.

Lembrar também que as crianças pequenas ainda não fazem diferenciação clara entre fantasia e realidade, ou seja, o que é conto de fadas, desenho animado e realidade. Isso pode gerar medo e insegurança na hora de ir dormir.
Algumas dicas podem ajudar seu filhinho a dormir: 
Estabelecer um ritual associado à hora de ir dormir:
# Banho, colocar o pijama, contar uma história, cantar uma canção bem tranquila etc .
# Deixar objetos familiares no berço.
# Deixar algo com cheiro da mamãe.
# Não dar alimentos a base de cola, pois tem muita cafeína e pode deixar o bebê excitado.
# Evitar entrar no quarto por qualquer barulhinho do bebê.
 Lembrar que o sono num ciclo de 24h só será regularizado após 6 ou 7 meses.

Se seu filho estiver com problemas adicionais de sono, consulte um especialista!
Deixe sua opnião no blog

149 comentários:

  1. é mais uma pergunta do q um comentário. Meu filho tem 2 meses e fazem uns 20 dias que a sua hora de dormir se tornou agitada. Quando estar no colo e começa o processo de durmir coloco noberço. Contudo ele fica inquieto, os bracinhos e perninhas não páram quietos e começa um choro copioso. tento colocar o bico , mas de nada adianta. Se for uma fase, mais ou menos com qt tempo passa? e qual a melhor coisa a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu filho tem 11 meses é muito agitado e chorão e desde que nasceu nunca dormiu a noite inteira,é uma luta para faze-lo dormir, acorda 4 a 5 vezes para amamentar a noite. Durante o dia ele dorme após o almoço mais ou menos 1h30 de sono...mas mesmo assim ele é uma criança muito agitada chorona durante o dia todo. Dra tem alguma dica para que meu filho seja uma criança mais calma durante o seu dia dia e seu sono noturno?

      Excluir
  2. gostaria de saber a resposta acima, pois estou na mesma situação

    ResponderExcluir
  3. A melhor coisa para estabelecer um sono reparador no bebê é introduzí-lo em uma rotina. A rotina começa com a alimentação, ou seja, com a adequação dos horários das mamadas.
    Não estou falando em uma rotina rígida, mas sim em algo planejado e com certo grau de flexibilidade. na dúvida, me envie sua rotina que eu vou tentar lhe dar uma sugestão de rotina para seu bebê. Um abraço, Dra. Regiane Glashan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dra, será que poderia me ajudar? Não estou conseguindo estabelecer uma rotina para a minha filha de 1 mês... Gostaria de uma sugestão. Grata, Andrea.Email: andrea.palaci@gmail.com

      Excluir
    2. Dra eu tb estou c esse mesmo problema, a minha pequena de 2 meses está com um sono muito leve, dorme no colo ms qdo coloco no berço fica chupando a mão, batendo perninha, abre o olho e não dorme mais. essa última semana foi toda assim, como faço pra estabelecer uma rotina de sono? aguardo resposta
      Marcela cel.santarosa@gmail.com

      Excluir
  4. sinceramente, desconheço bbs q dormem de 16 a 20 hr por dia!!!! os meus nunca dormiram bem, tentei e tento de tudo... meu caçula q hj tem 11 meses, não dorme, não chora, não faz manha, não fica na minha cama, nem no berço, enfim, cochila 30 min, 40 min e quer brincar... como faço??????? meu mais velho q hj tem 9 anos tb tem mta dificuldade pra dormir... qdo bb foi dormir 4hrs seguidas dp dos 2 anos... é genético?!!!!!! já levei pra neuro, psicologo, homeopata... nada resolve...

    ResponderExcluir
  5. Meu bebe dormia bem não chorava nem nada isso áte os 4 meses!
    MAs agora que completou 5 meses ele não dorme direito fica inquieto, não quer comer direito o que faço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeira coisa é saber se algo quebrou a rotina de seu bebê. Segundo se houve algum evento estressor na família que causou o desconforto noturno e por último, pode ser os dentinhos. Algumas crianças apontam os dentes antes dos 6 meses. Procure identificar o período em que o bebê começou a ficar mais sensível e o possível evento associado.
      Boa sorte. Dra. R.

      Excluir
  6. Olá , fazem 1 semana e meia q estou tirando a mania que minha filha tem de " passar a mãozinha nos meus cilios, enquanto adormece. Ela tem um ano e meio.
    sempre teve o sono tranquilo, mas por esse motivo ela anda relutando e fazendo muita manha até dormir, depois que adormece o sono e continuo. Antes dormia deitadinho na cama , agora quer colo e esta pesada para adormecer no colo. O que eu faço???!!!!!!!
    As vx me da vontade de voltar atras na decisão tomada, porém estou na duvida se ainda esta cedo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não entendi a pergunta. Vc costumava fazer seu bebê dormir no colo e acarinhava os supercílios de seu bebê?
    Por favor, deixe sua pergunta de forma mais clara que eu vou tentar lhe responder. Obrigada - Dra. Regiane G.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que maravilha esse BlOG. Parabéns Dra. Regiane.
    Minha filha tem 1 ano e um mês,ela é super ativa, qualquer hora do dia,sei que ela não sabe distinguir os horários,mas toda a noite ela chorra,grita,quer descer do braço ( coloco ela pra dormir ninando), faz birra para não dormir.Nesse momento a minha mãe esta tentando por ela pra dormir,pois eu acabo perdendo um pouco a paciencia. Mas todas as noites é isso!Ela quer brincar e pronto. Coloquei no google no intuito de achar uma solução e encontrei esse site,ja faz 30 minutos tentando colocar ela para dormir... Por Favor Dra. se houver uma solução me ajude,não sei mas o que fazer!

    ResponderExcluir
  9. Este é um tipico caso onde o bebê, por algum motivo, está tentando chamar a atenção. Vc tem passado tempo suficiente com sua filha? Ela está sendo muito mimada em vez de educada? Será que de alguma maneira ela está incerta quanto a constância de sua presença? Se após estes questionamentos vc não encontrar uma solução, procure a ajuda de um especialista em terapia mãe-bebê. Boa sorte. Dra. R. Glashan

    ResponderExcluir
  10. É Dra. eu trabalho e estudo,mas passo a manhã com ela, saio 11 horas para trabalhar!Ela fica com minha mãe e minha vó.Ai que esta o mimo, das vovós,eu creio.O que devo fazer pra ela não sentir tanto a minha ausência?Ontem mesmo quando escrevi para a senhora,ela foi dormir meia noite e acordou as 4 horas da manhã e foi dormir 6:30 da manhã, brincando o tempo todo,eu ninava e fazendo birra, ai deixei ela ficar brincando e depois pegou no sono.Me falaram pra eu acordar ela cedo, pra dormir cedo. A senhora acha correto isso?Ela ja esta na epoca de ter rotinas, como hora de acordar?

    OBRIGADA POR RESPONDER! BOA NOITE!

    ResponderExcluir
  11. Adorei as dicas e encontrar este espaço tão informativo...minha filha tem 1 ano e meio, sempre foi um trabalho fazer ela dormir, ate que resolvi diminuir o tempo de sono vespertino e matutino...se deixar ela dorme ate tarde e a tarde tambem e dai nao queria dormir a noite...agora ela vai dormir a meia noite (o mais cedo que consigo é as 11h) e acorda as 9:30h e depois dorme das 15h as 16h, mas fica meio renando o dia todo, pois queria dormir mais durante a tarde e mais demanha tipo ate umas 10:30h...hehe....ela é mega agitada, não para nunca e eu fico 24 horas por dia com ela....ah!ela só dorme com a mamadeira ou dando voltinha de carro.hehe..Ta tudo errado? Tem outra técnica?Qual a sua opinião? obrigada. beijo. Flávia. www.mamaefashion.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc pode associar os tempos de alimentação a rotina de sono, assim ficará mais fácil. Pense também que vc é muito permissiva com seu bebê - rotina faz falta.
      Boa sorte!!

      Excluir
    2. Ola, ela ja tem uma rotina alimentar bem certinha...demanha bem cedo, tipo 5h ou 6h toma mamadeira, mas quando dorme direto nao toma, dai acorda e come frutas la pelas 9:30h-10:00, depois vem o almoço la por 11:30h-12:00h, depois a mamadeira das 3h e dorme ate as 4h, depois fruta de novo as 5:30h e depois o jantar la pelas 8h e depois a mamadeira para dormir la por 11:30h...muito raramente ela quebra a rotina, evito ate sair de casa, pois nao gosto de quebrar a rotina dela. sou super metodica com rotinas até. beijos

      Excluir
  12. Se vc afirma que a rotina está legal, tente refletir por que sua bebê está agindo dessa forma. Por traz de um sintoma tem sempre uma causa. Caso vc não detecte, procure um especialista na área. Abçs. Dra. Regiane G.

    ResponderExcluir
  13. Olá dra Regiane, me chamo Anne e tenho uma filha de 7 meses, desde que ela nasceu dorme comigo, sei que é errado, bom a minha dúvida é a seguinte como devo fazer pra acostuma-la a dormir em seu berço, pois a mesma quando a coloco pra dormir lá acorda desesperada e num choro que me corta o coração? Esse sinal pode ser considerado como mânha? Desde já agradeço sua atenção!
    Anne

    ResponderExcluir
  14. Anne, nada é impossível e vc precisará de calma. Comece ficando de dia no quartinho de sua filha por alguns dias. Mostre os objetos, o bercinho e todas as coisas legais que tem lá. Faça todas as atividades no quarto dela e de preferência as brincadeiras também. Após este período de treinamento e estabelecimento de confiança, coloque-a para dormir no quartinho dela e fique com ela, em uma cadeira, até ela adormecer. Repita o processo por alguns dias. Até ela ter confiança que este é um local seguro e que ela pode confiar que vc não a abandonará. Depois disso, sempre se despeça com um beijo e um "eu te amo" de quebra. Não esqueça do até amanhã. Boa sorte. Dra. R. Glashan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada doutora por sua atenção... farei como me disse e quando obter bons resultados venho lhe dizer. Agradeço mesmo de coração, e vou tentando aqui com a baixinha, beijos até mais!
      Anne

      Excluir
  15. oi Dr. Regiane,
    Sou a Vanessa mamãe do Arthur. Arthur tem rotina, dorme das 08 as 08. Come em horários certos. A única coisa que não consigo é fazer com que ele não mame entre as 11 e as 06 da manhã. Fico a noite quase toda indo do meu quarto ao dele. Gostaria muito que ele não mamasse (ele mama no peito) nesse horário. Já tentei espaçar mamadas..mas não deu certo...Quando ele chorar na madrugada devo dar a chupeta?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vanessa acho que lhe respondi pelo Face ou estou enganada?

      Excluir
  16. Queria ver a resposta para Vanessa...

    ResponderExcluir
  17. Dra.. já não sei o q fazer, meu bebê tem 2 meses, e dormia bem, mas de uma semana pra cá, a noite é uma tortura, qdo vou coloca-lo pra dormir, fica brigando com o sono, só quer colo em pé e mesmo assim chora qdo começa a pegar no sono, e qdo dorme, qdo coloco na cama ele acorda e chora copiosamente, (ele dorme comigo), não é fralda, fome e nem dor, é só eu pegar ele no colo de novo e ele pára.. esse ritual tem sido de + ou - 2hs todos os dias.. mas isso tem sido só no 1º sono da noite, ele acorda de 3 em 3 hs pra mamar, mas aí volta a na mesma hora depois de mamar.. mas pra acordar de manhã é outra luta tb, nao sei o q acontece, qdo está acordando começa a gritar chorar, ainda sonolento, sem abrir o olho, não mexo nele, aí volta a dormir, isso durante 1 hora +ou-, as vezes nao aguento e pego ele pra acordar de uma vez.. já estou achando q existe alguma coisa errada, pq durante o dia ele dorme é tranquilo, gostaria mto q me ajudasse!!

    ResponderExcluir
  18. Caroline, a primeira conduta a tomar é passar seu bebê no pediatra para uma consulta minuciosa. A segunda é averiguar seu suprimento de leite (se está em quantidade suficiente as demandas de seu bebê) e a terceira é conhecer a rotina do seu bebê do momento que ele acorda a hora que ele vai dormir a noite (a última mamada teórica da noite). Avalie essas ponderações e volte a se comunicar comigo, mas com essas informações. Me mande por email que é mais fácil. Um abraço - Dra. Regiane Glashan

    ResponderExcluir
  19. minha filha tem 6 meses e desde que ela tinha um mês ela briga com o sono, não chega a dormir nem 10 horas por dia (contando sonecas e sono noturno), não pegou chupeta nem mamadeira, agora começou comer papinha e só mama leite materno.Já tomou Calman e homeopaticos e não adiantou.Ela passa o dia choramingado, (não e nada físico ela e muito saúdavel) luta contra o sono,nada faz ela dormir. Por volta das 19 horas começo fazer ela dormir (dou banho faço massagem e fico andando com ela no peito pela casa)aí ela demora uns 40 min e dorme,só que acorda de meia em meia hora e só dorme se eu der peito, e isso vai até às 24 hs as vezes acorda 2 da madrugada e quer mama de e volta a dormir outras vezes acorda 4 horas e não quer dormir denovo,tira umas duas sonecas diurnas de meia hora cada. Ela tem o sono muito agitado se remexe o tempo todo enquanto dorme e não e fome pois tenho muito leite, ela já está com 8 kg.ME AJUDE, POIS COMEÇO A TRABALHAR NO FINAL DO MÊS E NÃO CONSEGUI DORMIR DIREITO AINDA E NEM DESCANSAR DURANTE O DIA POIS PASSO O TEMPO TODO TENTANDO FAZER ELA DORMIR.

    ResponderExcluir
  20. Dra. Regina

    Boa tarde,

    Minha bebê tem 1 ano e 1 mês e sempre dormiu muito bem. Nas duas primeiras semanas de vida dormia no berçinho portátil do lado da minha cama e depois disso sempre dormiu no berço na quarto ao lado do meu. A umas três semanas essa realidade mudou. Ela ficou muito gripadinha e produzia uma quantidade grande de catarro, de cor transparente e fluída, quase aquosa. Por conta disso, seu sono ficou muito ruim, pois ela ficava sem respirar direito, a sensação que tinha é que ela se “afogava” com tanta secreção. Essa gripe, por mais cuidado que tivemos, evoluiu para uma pneumonia, que foi tratada em casa com amoxilina por 10 dias, Além disso seus brônquios inflamaram. Como esse quadro exigia cuidados. Ela dormia comigo. Seu sono era muito ruim e ela acordava com frequência nervosa e chorosa e eu dava o peito. A partir de então ela vem acordando por volta de 3 a 4 horas da manhã e não quer mais dormir. Essa noite ela acordou as 2 horas. Associado a isso (não sei se tem influência) ela está com umas brotoejas fortes por volta do pescoço que parece incomodá-la, estou tratando só um uma pomada para aliviar os sintomas, por indicação médica.
    O que devo fazer para ajudá-la a dormir bem?

    Obrigada,

    Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea, tenha paciência. Sua filha passou por um período bastante difícil. Não se preocupe com o que os outros falam. Dê muito carinho e aconchego para ela. É só uma fase e logo a confiança de que tudo ficará bem retornará. Passe segurança a ela e reafirme que tudo está bem, que ela está melhorando dia a dia e que vc está ao lado dela para o que der e vier. Fisicamente ela está bem tratada e amparada pelo pediatra. Emocionalmente, dê uma dose a mais de conforto e segurança. Dra. Regiane Glashan

      Excluir
  21. Boa tarde!
    Meu filho vai completar 3 meses de vida. Ele acorda pela manhã por volta das 9h / 10h e passa o resto do dia todo acordado, até a noite por volta das 00h. Dai ele dorme até as 6h e acorda pra mamar depois volta a dormir até as 10h e o dia continua. Ele chega a ficar com os olhinhos vermelhos de sono mas não quer dormir. Alguma vezes embalo ele aí acaba dormindo mas quando coloco na caminha dele acorda e quer colo novamente. O que devo fazer? Acho ele muito novinho pra ficar tanto tempo acordado.

    ResponderExcluir
  22. Geralmente os bebês acabam expressando os sentimentos da mãe. Por acaso vc anda agitada nesses últimos tempos? Pense em suas dificuldades e procure, sem estresse, passar tranquilidade para sua filhinha. Dra. Regiane Glashan

    ResponderExcluir
  23. Minha bebezinha tem 2 meses e a uma semana ela não dorme durante a manhã e a tarde, e quando dorme é no braço, coisa de 20 a 40 minutos, ela fica resistindo pra não dormir, come de instante instante, fica abusada (estressada)e quando dorme um pouco e acorda fica brincando (conversando, remechendo as perninha e bracinhos) me parece que ela tem muita energia, penso que ela ta assim porque aqui é muito quente, ela é muito calorenta e soa muito, mas ela só chora quando ta com fome, com sono, com dor ou não quer ficar deitada, e as vezes ela passa o dia todo sem chorar e ao chegar a noite (por volta das 21hs) ela não resiste ao sono e dorme, depois que ela começou a fazer isso ela dorme a noite toda acordando apenas uma vez pra comer e trocar o xixi. é normal criança tão pequenininha ficar sem dormir? o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Danielly, os bebês não são xerox, ou seja, eles não se comportam de maneira igual todos os dias. É mais ou menos como agente. Um dia estamos de uma maneira no outro de outra forma. não se preocupe. Pelo que vc conta sua bebezinha está muito bem. Tenha calma e curta muito sua filhinha. Dra. Regiane Glashan

      Excluir
  24. minha filha tem dois anos e quatro meses moro com minha sogra todos os dias na hora de dormir ela apronta uma birra chora faz o maior barulho nossa o q devo fazer qndo estamos só eu e ela é tudo tranquilo mais qndo minha sogra chega pronto acabou o meu sossego por favor me ajude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raizinha, pelo visto o que está faltando é limites. Limites para sua sogra em especial. Converse com ela e diga que na hora de sua bebê ir dormir vc precisa de privacidade e redução da energia familiar. Tenha paciência e coloque seu ponto de vista em prática. Do contrário, sua filha receberá dupla mensagem e isso lhe causará muita insegurança no futuro. E ela mostrará essa insegurança por meio da birra. Boa sorte - Dra. R. Glashan

      Excluir
  25. Que legal o blog!! Parabéns...
    Meu nome é Maria Eduarda e sou mamãe de primeira viagem...
    Então, o meu filho (Eduardo Elker) completou 3 meses dia 13 de maio, está com 6,600kg e medindo 61,5cm... mais toda vez que ele fica com sono ele resmunga e só dorme quando alguém o pega no colo tanto nas sonecas diurnas quanto no sono da noite 21hs

    Até que ele já tem uma rotina:
    Acorda 7:30, mama, brinca,
    cochila das 8:30 às 9:30, toma banho, mama, brinca,
    cochila das 11hs às 12hs, mama, brinca,
    cochila das 14hs às 15hs, mama, brinca,
    cochila das 17hs às 18hs, mama, brinca, resmunga(acho que de cólica), brinca, resmunga, brinca...
    Mama às 20hs, brinca, resmunga as vezes, quase sempre vomita depois dessa mamada...
    Mama às 21:30hs, resmunga até dormir
    Dorme as 22hs
    Mama as 4:30
    Acorda 7:30

    Ele da muitas mamadas durante o dia como dito acima, mais cada uma de apenas uns 5 minutinhos(porem percebo que sai muitoo leite e ele até afoga pois quando para um pouco pra respirar o leite continua esguichando)
    Na mamada das 20hs ele mama uns 30 minutos e quase adormece no peito, fica molinho..
    Mais sempre depois que coloco pra arrotar e vou coloca-lo pra dormir ele fica um pouquinho no bebê conforto mais logo começa a resmungar(não chega a ser choro, mais se esperar mais um pouco a coisa complica e ele fica muito nervoso), em todos os cochilos, ele só quer adormecer no colo!!!
    O ambiente é tranquilo só ficamos eu e ele durante o dia no meu apartamento e a noite o pai chega do serviço...
    Mais não estou dando conta de faze-lo dormir sozinho... sempre que tento, o resmungado fica pior e vira choro que num para mais...

    Ele é super tranquilo, sorri e brinca com todo mundo, fala anguh e "conversa" o tempo todo, brinca com as duas maozinhas... É rodiado de muito amor e carinho... Até então nunca foi de chorar, quando chora pode saber que tem alguma coisa que o incomoda realmente(fralda suja ou fome ou cólica)

    Será que tem algo de muito errado???
    Como vou acostuma-lo a dormir sozinho se o choro fica incontrolável quando tento deixa-lo deitado no bebe conforto e mesmo assim com a mão em cima dele e cantando e fazendo carinho???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Eduarda,
      Aparentemente seu bebê está fazendo vários lanchinhos sem mamar efetivamente. Tente espaçar um pouco os intervalos das mamadas para ver se ele mama um tempo maior. Até 6 meses não podemos dizer que o seu filho tem problema para dormir, pois o soninho só se torna regular a partir dessa data. Após esse período, outras medidas devem ser administradas. Por enquanto eu penso que vc deve ter um pouco mais de calma e estimulando-o a ter períodos no berçinho para ele ir se acostumando a ficar só, mas na presença de alguém. Se vc estiver em dúvida quanto a saúde geral de seu bebê, converse com seu pediatra e tire suas dúvidas.

      Excluir
  26. Oi, é a Maria Eduarda novamente...
    OBS: Tentei colocar a chupeta e ele dormiu sozinho... mais as vezes a chupeta cai e ele volta a resmungar..

    O que será isso? Não creio que é fome pois ele acabou de mamar bastante... Num queria que ele acostumasse com o bico =/

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  27. Ola meu bebe tem 6 meses e desde que nasceu ele nunca dormiu a noite toda, o maximo foi 4h seguidas, mas isso raramente acontece. Antes ele acordava de hora em hora, depois de 2h em 2h e agora aos 6 meses coloco ele pra dormir, espero ficar em sono profundo e ai coloco ele no berço dorme 3-4h depois acorda mama, e nao quer mais voltar pro berço, quer dormir na cama. se coloco ele no berço logo acorda novamente chorando sem parar. Ele nunca conseguiu dormir sozinho, pq o sono é uma coisa estressante pra ele. Ele só chora qndo ta com sono. E sempre deu trabalho pra dormir, perco em média 2h pra faze-lo adormecer. Nao sei o que faço pois faço faculdade que é periodo integral( de manha e de tarde) e a noite é o unico tempo que tenho p estudar, so que tem todo esse ritual do sono dele. Qndo ele finalmente dorme eu ja to exausta! POis penso que daqui a pouco ele acordará novamente. Por esse motivo tranquei a faculdade e nao sei qndo volto, pois a faculdade é beeeeem pesada e ainda nessa rotina dele sem dormir fica bem complicado. GOstaria de ajuda urgente..nao sei mais o que fazer. FAzem 6 meses que nao sei o que é dormir a noite toda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, parece que seu filho nâo desenvolveu ainda uma rotina de sono e o pior de tudo, acaba por bagunçar a família inteira. bem, é a partir dos 6,7 meses que o sono do bebê se torna regular e ele passa a ter um ciclo de 24h como os adultos. procure introduzir seu filho numa rotina pré-sono: ao final do dia reduza as atividades em casa, ofereça o jantar por volta das 18:30h, logo após d~e-lhe um banho relaxante com direito a massagem e muito contato inter-humano, brinque com ele um pouquinho (conte histórinha, cante musiquinhas suaves, mostre os brinquedinhos que ele tanto gosta. Nesse interim já deve ser quase 20:00h. arrume o berçinho dele com tudo que ele gosta e que ele tem afinidade, dê-lhe um beijo e diga um boa noite bem suave. Talvez essa rotina facilite o sono dele. caso isso não funcione, o melhor seria consultar um terapeuta para lhe ajudar no processo.
      Um abraço - Dra. Regiane Glashan

      Excluir
    2. Obrigada pela resposta Dra. Regiane. Aqui tenho a rotina de coloca-lo pra dormir, apago as luzes, canto musiquinha e fico balançando na rede com ele. Como eu disse anteriormente, ele nunca conseguiu dormir sozinho. Ja tentei várias vezes mas tudo era choro. A técnica de niná-lo ate ficar sonolento e depois coloca-lo no berço, nao funciona pq ai ou ele desperta de vez e quer brincar ou ele chora sem parar. E eu sou uma daquelas maes que nao consegue ver o filho chorando. Aqui na minha cidade creio que nao exista " terapeuta de bebes". Como faço? Ah uma outra coisa que esqueci de falar..ele tem constantes probelmas respiratorios( gripe, rinite e nariz escorendo por conta da intolerancia a lactose). Entao nesses dias ele acaba dormindo comigo( eu sentada com ele no colo) pq no berço o nariz entope e ele nao consegue respirar. Acho que o grande problema da falta dessa rotina é isso. Qndo ele ta acostumando, ele gripa e volta tudo de novo. Sinto como se mandasse mensagens contraditorias p ele ( ora pode dormir na cama, ora nao pode) Mas o que posso fazer?

      Excluir
  28. Olá Doutora,

    Que bom encontrar um blog com respostas! Parabéns pela iniciativa!
    Tenho uma baby de 5 meses e todo dia me pergunto o que fiz de errado para estar na situação que estou. Acredito que tenham situações piores (pelo que vejo aqui), mas o que sinto é que eu não vou aguentar nem mais um dia e é assim sempre. Sempre optei por tudo natural, ambiente tranquilo, inclusive o parto foi em casa, à luz de velas, silêncio. Mas parece que ganhei uma filha pra lá de intranquila. Cada vez fica pior. Ela não consegue dormir quando tem sono. Eu passo de 2h a 3h horas tentando fazê-la dormir cada vez que ela quer tirar uma soneca, começo no colo, depois coloco no carrinho, volta pro colo... não tem fim, uma exaustão. Eu não acho nem um pouco normal isso acontecer. Ficar o dia inteiro sacudinho ela pra lá e pra cá para nada acaba comigo. Ela não tem cólicas, apenas gases (que incomodam mais durante a noite). Ela tem a rotina de sono, banho, mamada, música, tudo... Eu já tentei chá, funchicória, endorus, homeopatia, eu me entupo de suco de maracujá e fitoterapicos calmantes para ver se passa algo para o leite, mas ela cotinua SUPER ELETRICA e quanto maior o sono mais ela grita. É horrível. Qualquer dica é super bem vinda.

    Obrigada!

    Milena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milena, vc não fez nada errado, pois nenhuma mãe deseja errar. Talvez vc tenha "criado alguns acessórios para facilitar " o sono de sua bebê e tenha se prejudicado com isso. Pelo que vejo vc é uma mãe muito carinhosa e afetuosa. É difícil dar soluções quando vc já tentou várias coisas. Creio que no momento vc precisa de um profissional para lhe ajudar e não deixar que a culpa atrapalhe o processo de fazer com que sua bebezinha reaprenda a dormir e vc também. Um abraço. R.

      Excluir
  29. Olá Regine. vou contar minha experiência: minha filhota hoje tem 1ano e 1 mês. Desde que nasceu dorme comigo, na cama, à noite. De dia ficou, até começar a engatinhar, aos 7 meses, pendurada num wrap sling, durante todo o tempo que eu estava em casa, ou na rua com ela. Só ficava no carrinho quando eu estava trabalhando fora. Fazia comida comigo, limpava casa comigo, alimentava os cachorros e cuidava da horta, tudo pendurada no sling. E lá mesmo, dormia sonos profundos, por algumas horas. E mamava também. (mama até hoje)Dormia mesmo enquanto eu me movimentava, falava ao telefone, ou fazendo as tarefas de casa. à noite, quando bem pequena, eu a colocava sobre o meu peito, um travesseiro de cada lado, embaixo dos meus cotovelos, um travesseiro um pouquinho mais alto nas costass, e ali, dormíamos eu e ela, gostosamente, grudadinhas, ela, ouvindo meu coração batendo, e eu, sentindo seus movimentos, grunhidos, e calor. Conforme ela foi crescendo, e o calor chegando, ela mesmo se mexia e se afastava de mim na cama, buscando espaço. Acordava, e acorda até hoje, algumas vzs pra mamar. Inicialmente fazia o peito de chupeta muito tempo durante a noite. Agora, já mama, e cospe o peito. É claro que algumas noites eu acordei acabada, estourada, cansada. Mas sinto que faz parte. E sinto que hoje ela está buscando o espaço dela, com segurança, sem medos, sem solidão. Nenhum mamífero se afasta do corpo da mãe enquanto ainda é amamentado. Nenhum mamífero coloca a cria num bercinho em outro cômodo da toca rsrsrs. Dormem grudadinhos, mesmo quando são 10 filhotes ! Porque o ser humano cisma em afastar a cria do seu corpo ? Porque na nossa cultura, nossos bebês humanos, depois de passarem 9 meses ouvindo o batimento de nossos corações 24 hs por dia, nosso intestino fazendo barulho, nossa voz, têm que nascer e serem colocados no silêncio e no escuro, e o pior, sem sentir sequer o cheiro tão conhecido da mãe, e a voz dela, por perto ??? Deve dar pânico mesmo. Num mundo totalmente desconhecido, sem o seu maior referencial por perto, que é a mãe. Não desgrudei minha filhota, e tou vendo que está dando certo. No tempo dela, ela está se afastando, buscando espaço, procurando o mundo, explorando a vida, alongando o cordão umbilical para caminhar mais longe. E com segurança, porque NUNCA sentiu abandono. Muitas vzs nos cercamos de milhões de teorias, culturalmente estabelecidas do que é certo ou errado: "dormir na cama ?! nem pensar !" por exemplo. Mas nos esquecemos que somos mamíferos, e se olharmos bem pra dentro, TODAS as mães, adorariam dormir grudadinhas com a cria, sentir seus corpinhos, até quando eles já estão grandinhos. Os filhotes mesmo procuram o mundo. Talvez não durmam, quando se sentem inseguros, ou quando percebem, que , ao adormecer, ficarão distantes do aconchego do colo e do cheiro, e da voz da maior referência de vida que eles têm. Aconselho às mamães desesperadas que experimentem grudar nos seus filhotes, por todo o tempo possível (isso é muito prático com o sling), e observar se eles vão ficar mais calminhos. Esqueçm o certo e o errado culturalmente falando. Os laços emocionais são formados até os 2 anos de idade. Depois eles querem o mundo ! Minha experiência foi fundamentada nas leituras que fiz de Michel Odent - obstetra francês precursor e ativist do parto natural - e Laura Guttman - psicoterapeuta familiar argentina. Quem se interessar, procure seus livros. Eu, como mãe de 3 filhos, sou prova viva de que é possível dormir à noite !!! Basta fazermos como faziam nossos ancestrais, e nossos amigos de espécie. Um beijo carinhoso a todas, e principalmente à Dra. Regiane.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa q lindo, nao tinha pensado por esse lado. Mais e sua vida sexual? Vc nao trabalha ne?! Nem estuda? Sua vida eh tranquila ne?! Vc so ficava em kza?! E sua lava roupas eh dakelas modernas onde sua barriga nem molha ne?! Seria uma beleza mesmo poder curtir assim o meu filho, mais nao tenho condicoes financeiras pra isso, tenho q voltar a trabalhar e ele estara com 5 meses e meio, alem do mais tenho marido q precisa de minha atencao, nao usei ele apenas para fazer meu bebe. Parabens pra vc... mais a realidade das maes q estao pedindo a ajuda da dra eh outra. Bjs no S2.

      Excluir
  30. Querida, obrigada por seu emocionante depoimento.
    Nada supera o amor e a dedicação afetuosa de uma mãe presente de corpo e alma. Tenho certeza que as leitoras adoraram seu depoimento e vão tê-lo por base. Fique sempre conosco. Um abraço carinhoso - Regiane

    ResponderExcluir
  31. Ola dra, adorei o blog! Parabens! Minha filha tem 4 meses, vai completar 5 dia 27. Ate os 3 meses sofreu muito de colicas, chegou a passar 24h sem dormir nem um pouquinho. Depois desse periodo passou a dormir bem, mas foi so 2 semanas dormindo tranquilamente. Toda vez que tento passa-la para o berco eh um desespero, chora e grita muito. Ela tem uma rotina de sono, dou banho as 19h, mama, mas so vai dormir depois das 22h abaixo de muito chororo e so dorme no peito! Semana passada viajamos para minha Sogra, ela nao estranhou a Casa e, para minha alegria e alivio, dormiu toda a noite srm muita manha pra dormir. Ela estava dormindo em um colchao ao meu lado, sera que eh por causa disso q ficou bem? Ela nao me da trabalho nenhum, eh um amor de crianca, so tem essas "crises" de choro na hora do sono. E acho q vai ser pior pq estou me mudando e ela vai passer dormir no quarto dela ( ela dorme no berco mas no meu quarto). Queria uma sugestao para tentar amenizar esses desesperos na hora de dormir.
    Obrigada!!!!
    Carolina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Os bebês são muito danadinhos e fazem coisas que nem nós conseguimos entender, mas no final dá tudo certo. Como vc disse que vai se mudar de domicílio em breve, eu deixaria para introduzir uma nova rotina e novos hábitos quando voce já estiver em sua nova casa. Até então, tenha um pouco de paciência. Instituir algo novo para ser mudado depois não é muito bom para vc e nem para o bebê. Boa sorte e felicidades com sua bebezinha!

      Excluir
  32. Dra. Tenho uma bb q vai fazer 6'meses e minhas noites tem sido muito dificeis. Com 20 dias ela passou a dormir a noite toda, mas com 2 meses ela voltou a acordar varias vezes durante a noite. Eu tenho um sono muito leve e pelo q me parece ela saiu a minha medida. Nao consigo nem coloca-la para dormir comigo, pois quando ela dorme, se eu me meder na cama ela acorda, entao impossivel, aproveito cada minuto do sono dela para dormir tmb. Dei passiflira encarnata e ela e resolveu, dormiu a noite toda, porem a pediatra proibiu, durante o dia ela so cochila, oq faco? Qual homeopatico posso dar a ela? Ela gosta muito de ver um dvd da aline barros q é musical, isso pode estar fazendo mal a ela. Depois q ela dorme, fica tranquilq, mas qualquer barulhinho a acorda. Me ajude....Michelli Borges

    ResponderExcluir
  33. Michelli, realmente a homeopatia pode ajudar muito ao seu bebê. Entretanto, para a homeopatia ser eficiente, seu bebê precisa ser medicada com o remédio de fundo e um sintomático se necessário. Nesse sentido vale a pena voce consultar um homeopata e trabalhar outros aspectos que possam estar influenciando no sono de sua bebê. Observe como está seu humor e a dinâmica familiar. Boa sorte. R. Glashan

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Dra. Regiane, meu nome eh Carolina e meu filho vai completar 3 meses no dia 01 08, desde que nasceu mamava de 3 em 3 horas durante a noite. Faz uns 10 dias que ele dorme depois do ritual de banho e mamada que eh por volta das 21 horas e soh acorda as 6 da manha, fiquei muito feliz, pois as mamadas noturnas deixam a gente muito cansada. Mas fica a duvida se esta certo o bebe ficar tanto tempo sem mamar. Outra questão eh a dos cochilos durante o dia. Ele não quer e entregar para o sono, fica choroso e meio irritado chupando a mãozinha... não dorme no colo, tentei o carrinho (empurrando) e o bercinho com musiquinha, sem musiquinha, com naninha, sem naninha... ele adormece, mas demora e eh um stress. Qual sugestão vc teria para melhorar esse momento de descanso? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina,
      Voce é uma mãezinha de sorte, pois seu bebê já está dormindo a noite toda. Não se preocupe quanto ao fato dele não estar mamando de madrugada, pois nesse período eles já conseguem dormir CERCA de 10h/noite. Quanto ao fato dele estar mais danadinho para tirar as sonecas do dia, pode ser por que ele está crescendo e ficando mais atento ao ambiente. Continue persuadindo seu bebê a dormir durante as sonecas do dia, pois este soninho deixa seu filho mais calmo e receptivo para novas aprendizagens. Porém, sem criar acessórios desnecessários do tipo: fazer o bebê dormir no colo, passear de carrinho para dormir e outros.
      Obrigada pelo contato!

      Excluir
  35. Boa noite, Dra.Regiane Glashan. Tenho um filho de dois meses que, por enquanto, só mama e procuro dar as mamadas de 3 em 3 hrs. Porém, ultimamente ele chora bastante, chupa a mãozinha, daí coloco ele no peito e ele continua chorando e eu fico sem saber o que fazer. Às vezes ele está meio sonolento, tento fazer ele dormir, mas nada adianta. Ele continua chorando e irritado. Por exe. hoje ele estava assim e dormiu agora há pouco (22:30h) e vai acordar lá pelas 1h e pouco, daí ele geralmente fica acordado por quase 2h e dps volta a dormir. O que eu poderia fazer pra melhorar o sono dele e ele não ficar tão irritado? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pryscila,
      por volta dos dois meses de idade do bebê ele costuma ter um "estirão" de crescimento e isso lhe dá muito apetite. Consulte seu pediatra e veja se a causa não é fome. Caso seja isso, durante algumas semanas voce pode oferecer o peito com mais frequencia.
      Nas horas de maior irritabilidade tente o acalanto, o balanceio e se nada disso consolá-lo, tente o banho de balde. Os bebês adoram!
      Boa sorte e obrigada pelo contato. R.

      Excluir
    2. Muito obrigada pela atenção Dra. Regiane Glashan! Sou mamãe de primeira viagem e as minhas dúvidas são recorrentes, espero poder contar com a sua atenção mais vezes =] Boa noite!!

      Excluir
  36. Olá! Meu bebê tem 01ano e 01mês e à noite , mesmo caindo de sono, luta para adormecer ... antes escutava o som da Palavra Cantada com o papai e mamãe no quarto; qdo ele adormecia eu o pegava no colo, cantava mais uma canção e o colocava no berço tranquilamente... agora não dorme com a rotina anterior. Nessa situação , devo forçar o bebê à dormir ou esperar ele dormir sozinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Na verdade não temos como forçar um bebê a dormir. Isso é contra producente e desleal com ele. Tente observar o que pode ter acontecido para seu bebê, de uns tempos para cá, estar com dificuldade para pegar no sono. Procure avaliar: mudou a cuidadora? Foi para a escolinha? Houve mudanças ou discórdias em casa? Converse muito com seu bebê e aguarde que provavelmente é só uma fase passageira. Obrigada pelo contato. R.

      Excluir
  37. Dra, minha bebe tem 6 meses, sua rotina é a seguinte: acorda por volta das nove horas da manhã, depois dorme mais ou menos uma e meia da tarde e so acorda umas quatro e meia, à noite, por volta das nove horas ela dorme, porém acorda logo, só volta a dormir uma e meia da madrugada e ai sim, acorda somente no outro dia. O que faço pra ela antecipar esse horario da madrugada, ou seja fazer com que ela durma mais cedo? Desde já, parabéns pelo blog e obrigada por sua atenção^^ um abraço lucélia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce precisa ajudá-la a dormir. Tente manter uma rotina. Colocá-la diariamente para dormir as 20:30h regularmente e caso ela acorde, não tire-a do quarto. Apenas vá até ela, procure acalmá-la e a coloque no berço novamente. faça isso quantas vezes for necessário. Até ela aprender a dormir. Nunca a deixe chorando ou sem marcar sua presença. caso tenha dúvidas, converse com o pediatra e assegure que tudo está bem. Abraço - Dra. R. glashan

      Excluir
  38. Minha filha vai faze 4 meses e está muito apeada a mim.Ela e é uma crianca tranquila mama bem só (no peito) e pouco dorme durante o dia, faz apenas pequenos cochilos eu nao ligo pq quero mesmo é que ela durma bem a noite, por volta das 19hs ela comeca a ficar engoada para dormir, dai troco a fralda,coloco uma roupa mais aquecida passo oleo para ajudar a dormir melhor e dou o peito, aparentemente ela adormece porem ao olocar no berco acorda dai é a hora da manha, quer brincar fica resmungando, as vezes chora e nao quero dormir de jeito nenhum parece segurar o sono,só vou conseguir faze-la dormir por volta da 22hs, o que devo fazer para acabar com essa manha.Ela ainda acorda para mamar de 2 em 2hs a noite fico muito cansada.O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sua filha ainda é pequena e é normal ela ainda não ter um sono regular. Entretanto, voce precisa conversar com seu pediatra para saber se ela está acordando a noite a cada 2h por que está com fome (talvez não tenha mamado o suficiente durante o dia) ou se pode estar havendo outro problema. Caso esteja tudo bem com ela, fique calma que pode ser só uma fase. Um abraço - Dra. R. Glashan

      Excluir
    2. Dr.sobre a dificuldade de coloca-la para dormir a noite, queria saber oq ue posso fazer para facilitar a fazer ela a dormir, pois como disso ela comeca a ficar engoada as 19hs porem depois de muito choro e manha so dorme depois das 22hs.Há algo que possa fazer, chá, banho morno já é recomendado para 4 meses,talves o NAN.As vezes acho que la segura o sono para nao se desligar de mim (pois é muito apegada) seria isso possive.Aguardo resposta e desde de ja obrigada!! Adorei o site!!

      Excluir
  39. Oi Doutora,
    Meu filho tem 1 ano e 5 meses e temos tido muitas dificuldades pra ele dormir. Ele vai dormir por volta das 00:00 ás vezes fica até 01:00 da manhã; Minha dificuldade também é que minha faculdade é todos os dias e praticamente o dia todo, e no fim de semana (sexta e sábado ás vezes domingo) vou trabalhar á noite. Meu esposo ás vezes não tem paciência, fala mais alto com ele, pois quer dormir mais cedo, ou fazer algo do trabalho e não consegue, pois temos que ficar com ele até altas horas. Sinto que ele fica assustado. Já tentei acordá-lo mais cedo e fazer com que não dormisse de dia, mas foi inútil. O que faço Drª? Será que estou dando pouca atenção a ele? Qual o tempo necessário para que ele fique bem? Normalmente quando saio ele fica chorando. Fico com coração partido, mas sou firme com ele. Digo que vou estudar ou trabalhar, mas que depois estarei de volta. Ele é um bb muito esperto e inteligente super astral, super super ativo.

    ResponderExcluir
  40. Olá, me parece que voce está muito dividida entre as suas atividades e seu bebê. E para acentuar seu marido não demonstra ser muito participativo na divisão de tarefas. Penso que a primeira coisa que voces devem fazer é sentar e discutir sobre as reais necessidades do bebê, quem pode fazer o que e quem pode ceder um pouco para assegurar os cuidados e a saúde mental de seu filhinho. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  41. Minha bb tem 4 meses e mama so no peito indo dormir as 20hs e acordando pra mamar de 2 em 2hs, sendo que dorme pouco durante o dia isso é normal?Os bbs da mesma idade das minhas amigas ja dorme a noite toda só que ja estao no mamadeira, seria fome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cada bebê é de uma forma. Entretanto, seu bebê já estaria podendo dormir a noite toda. Pode ser que ele não esteja se alimentando adequadamente de dia e a noite sinta fome, ou ainda, queira estar com voce. Primeiro converse com seu pediatra para avaliar a curva de peso e crescimento. Em estando tudo bem, algumas medidas adaptativas podem ser tomadas, porém com muita delicadeza. um abraço!

      Excluir
  42. Boa tarde,

    Meu Bebê vai fazer 7 meses agora dia 13. Tem 1 mês que ele operou hérnia inguinal. Ele chorava muito por causa da hérnia e cólicas também. Não tinha uma rotina de sono, só dormia durante o dia após chorar muito. Á noite dormia bem. Só que agora é uma briga para dormir tanto de dia quanto a noite.E a noite acorda toda hora. Falei com a pediatra e, ela me disse para dar ma ceia para ele, para ter certeza que ele não está com fome, e não oferecer peito quando ele acordar. Só que não está funcionando, pois ele acorda e tento colocar ele para dormir, ele não consegue relaxar e chora muito, e acabo dando o peito, pois já etsou exausta. As vezes até no peito quando ele sente que o sono está vindo larga o peito e começa a chorar. Basicamente ele está assim tem mais ou menos 1 mês e 15 dias. Até mesmo antes dele operar. Por favor, preciso de orientação.

    Atc,

    Michele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não se desespere, pois os bebês ficam muito sensíveis quando são separados de suas mães, mesmo que seja por horas quando a situação é de estresse. Vc conta que ele foi operado e agora está meio "desregulado". Vá com calma tentando mantê-lo numa rotina alimentar, brincadeiras e sono. Caso o tempo passe e ele se apresente um pouco difícil, consulte um profissional para lhe ajudar. Um abraço.

      Excluir
  43. ola, minha nenem acabou de fazer 6 meses, sempre foi um bebe quieto, sorridente, que so dormia mamando, mas dormia a noite toda, mas ha 2 semanas comecou a ficar chorona e acorda de 2 a 4 vezes numa noite.
    isso meio que coincidiu com a mudanca da MINHA dieta, eu costumo tomar uma sopa desintoxicante pra ajudar a perder o peso da gravidez, mas tive de parar um tempo; com a mudanca da dieta DELA, comecei a dar frutinhas...
    eu parei com as frutas e vou voltar a tomar a sopa hoje, caso haja alguma relacao
    ja nao sei mais o que fazer, ela so dorme mamando e msm durante o dia que dormia sozinha, as vezes ate no meio da brincadeira, agora esta chorando a quase 1h porque nao consegue mais dormir sozinha

    ResponderExcluir
  44. Essa é uma época muito bacana para os bebês, pois agora sua filha está durinha e pode ver o mundo sentada e com outro olhar - a curiosidade aumenta. Com a curiosidade vem também o medo de se separar da mamãe ou de ser excluída. Tente brincar mais com ela e no final do dia vá diminuindo as atividade e procure manter uma rotina diária finalizando com banho, toques delicados e berçinho. Não atenda seu bebê na primeira queixa, pois, as vezes ele volta a dormir sozinho. Obrigada pelo contato!

    ResponderExcluir
  45. meu bebe está com 22 dias e não quer saber de durmir de dia dorme no maxima 2 horas e as vezes não dorme e a note acorda de duas em duas horas e as vezes demora mais umas 2 horas para durmir de novo, durmindo so umas 5 ou 6 horas de noite acho muito pouco para um bebe não sei oq faço ela está ganhando peso bem e mama bem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, tenha calma. Seu bebê não tem nem um mês e ainda está se adaptando a vida terrestre e ao mundo fora de sua barriguinha. Nesse momento o que ele mais precisa é de um leite morninho e seu colo para acalmá-lo e confortá-lo. Os bebês não sabem que quando cansados é só fechar os olhinhos e dormir. Procure de dia amamentá-lo a cada 2 ou 3 horas. Quem sabe ele mamando melhor de dia dormirá um pouco mais de noite. É só uma fase. Logo, logo ele estará um bebê mais regradinho. Abç. RGlashan

      Excluir
  46. Gostaria de fazer uma pergunta..tenho um bebe de 2 meses e ele de uma semana pra cá não esta dormindo durante o dia mais que 20 minutos,e quando acorda fica chorando muito, não quer mamar no peito e nao quer mamadeira.Ele tem muita colicas e gases a noite ja estou dando MYlicon de 8 em 8 horas esta ajudando bastante mas vejo que durante o dia ele não chora porque tem colicas ou gases,isso ocorre geralmente no periodo da tarde e vai ate altas horas da noite.Por favor me ajude estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise,
      vá com calma e não se desespere. A maioria das mães passam por fase semelhante a sua. É esperedo que o bebê quando tem cólica ela surja no final da tarde e dure horas - horas! São horas para o bebê de muito desconforto e estresse. Além da medicação faça coisas paliativas. Tenha tranquilidade e confiança em voce, pois está fazendo o melhor. Converse sempre com seu pediatra e na hora do cansaço e desespero peça ajuda. Não seja altruísta! Boa sorte!!

      Excluir
  47. O meu filho tem 11 meses é muito agitado e chorão e desde que nasceu nunca dormiu a noite inteira,é uma luta para faze-lo dormir, acorda 4 a 5 vezes para amamentar a noite. Durante o dia ele dorme após o almoço mais ou menos 1h30 de sono...mas mesmo assim ele é uma criança muito agitada chorona durante o dia todo. Dra tem alguma dica para que meu filho seja uma criança mais calma durante o seu dia dia e seu sono noturno?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e obrigada pelo contato,
      Bem, em primeiro lugar voce precisa estar ciente que está tudo bem com seu filhinho, ou seja, ouvir a opinião de um especialista (neurologista infantil). Segundo, em estando tudo bem, vc poderia criar uma rotina de sono. Ao iniciar a noitinha, ir diminuindo as luzes e a atividade da casa, sinalizando para o seu bebê que a noite está chegando e com ela a hora de dormir. Em adição, poderia oferecer um jantar gostoso para ele, um banho morno e finalizando com uma brincadeira bem calma, tal como, uma contação de história, assistir um filminho curto e tranquilo sobre algo que ele goste ou outra atividade que vc ache que o acalmará. Caso isso não funcione e vc se acha cansada, a saída seria buscar ajuda especializada. Um abraço.

      Excluir
  48. Cara Regiane, estou aqui pela segunda vez... Sem perceber, cometi um grande erro durante os 6 primeiros meses do meu filho, deixei ele dormir mamando no seio sempre. Preciso voltar ao trabalho dia 05 de dezembro e tenho tentado faze-lo dormir, alimentado, mas tiro do seio antes dele adormecer... mas, não tem funcionado, ele acorda e eh uma dificuldade para dormir, ele chora e grita. Por favor, me ajude, pois minha sogra vai ficar com ele nesse final de ano e não quero que os dois sofram, pois não estarei em casa para ele mamar e dormir... Não gostaria de dar mamadeira, soh em ultimo caso, já que ele não chupa chupeta tbm. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolina, não há como evitar uma crise nesse momento tão difícil para seu bebê e para voce. não é fácil desmamar. Entretanto, a paciência e a auto-confiança são a alma do procedimento. Ele pode até chorar no começo, mas com o tempo ele vai se acostumando. Procure acalmá-lo, distraia-o, promova alguma atividade interessante, cante, insista num banho relaxante e etc. Se não funcionar, procure ajuda. Um abç.

      Excluir
  49. Minha bebe dormia relativamente bem até completar quase completar 3 meses(1 semana antes), mas agora nao quer dormir de jeito nenhum, nem de dia e muito menos a noite. De dia ela ate fica cansada, sonolenta, a faco dormir no colo, mas qnd a coloco na cama ela acorda. A noite, consigo que ela fique no berço, mas passa uma hora e ela acorda, ai começa td de novo, niná-la, coloca-la no berco, passar uma hora e ela acordar... Nao sei oq fazer...hj vou tentar da um banho de ofuro para ver se ela relaxa.
    Por conscidencia, ou nao, meu marido viajou. Sera que ela está sentindo falta do pai? O que eu posso fazer para ajuda-la a dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, tenha paciência.
      Os bebês nem sempre são tão fáceis de se lidar e o pior de tudo é que eles não falam e muitas vezes temos que adivinhar.
      Procure entender o que pode ter influenciado no comportamento de sua bebê nas últimas duas semana (doença, mudança de rotina, super-estimulação, alteração de seu humor ou do casal, etc.). Quando fazemos este tipo de retrospectiva acabamos por descobrir algo e resgatar a paz anterior. Boa sorte!

      Excluir
  50. Dra. Tenho uma bebê de um mês e meio..estou dando de mama a cada tre s horas, flexiveis...estou tentando tirar a mamada das três da manhã, mas esta muito difícil...tem alguma dica??? Também percebo que ela mama mal de madrugada pois adormece logo e não consigo accorda la...faz mal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem a primeira coisa é saber se vc não está dando muito espaço entre as mamadas do dia, pois dessa maneira seu bebê pode não estar sendo bem alimentado durante o dia. Não d~e intervalos superiores a 3 horas e observe o resultado. Boa sorte!

      Excluir
  51. Olá Dra. Meu bebê tem quase dois meses e não dorme durante o dia, fica muito agitado, lutando contra o sono. É só começar a anoitecer que ele dorme, acorda a cada 3 ou 4 horas para mamar e dorme bem de novo, mas durante o dia é complicado. O que eu posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pode ser que seu bebê esteja no final do período das cólicas e elas são desconfortantes e tiram o sono do bebê. Procure acalmá-lo, embalá-lo e massagear com delicadeza seu abdome. Aqueça sua barriguinha com seu calor. Converse com o pediatra e check para ver se está tudo bem. Um abraço!

      Excluir
  52. Olá doutora tenho uma bb de 1 ano e 8 meses,ela sempre demorou p pegar no sono,mas sem chorar,simplismente ela fica rolando,senta,deita e eu fico cantando até q ela dorme.Acordaveza 1 vez p tomar leite e dormia,mas de uns dias p cá,ela tá demorando muiitooo p dormir,acordando mais de uma vez a noite, às vezes acorda chorando e essa noite deu um trabalhão,chorou,qdo pegou no sono,não queria largar minha mão,tive q tirar do berço,chorou muito e bem grudada em mim,foi uma luta,não sei o que tá acontecendo desde q ela nasceu fico 24 hs com ela,não estou trabalhando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Fique calma, as vezes, os bebês nos dão alguns sustinhos. O bebê não chora a noite ou quer ficar grudado a mãe somente por que a mãe trabalha fora ou ele começa na escolinha. Não esqueça que seu filho está em interação com o meio ambiente e por vezes imagens, sons ou outro tipo de estímulo pode assustar ou hiper-estimular o bebê. Tenha paciência, procure atendê-lo em sua demanda e aguarde um tempo até voce perceber que as coisas estão entrando nos eixos. Caso voce perceba que esta fase está se estendendo demais procure ajuda especializada. Um abraço, Dra. R Glashan

      Excluir
  53. Olá doutora.Tenho uma bebê de 6 meses.Desde os seus dois meses de vida, ela começou a dormir a noite toda.Um sono tranquilo, só acordava pra mamar e voltava a dormir em seguida.De uma semama para cá, ela está agitada, não dorme direito, acorda inúmeras vezes e é difícil faze-la dormir novamente.Mesmo a tarde , seu sono é intranquilo, nem dá pra chamar de sono, parece mais um cochilo, que dura, 20 ou 30 minutos, sendo que antes eram períodos de 1 ou 2 horas.Não lembro de nada diferente que tenha alterado a rotina dela.O que pode estar acontecendo com ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, os bebês são assim mesmo, muitas vezes difíceis de serem decifrados. Pode ser que sua bebê esteja entrando na fase de ansiedade de separação, nascimento dos dentinhos ou outra causa não aparente. Tente identificar se não seria isso. Se for a ansiedade de separação seja mais pacienciosa, não a force ir com estranhos e diga a ela que voce a ama muito e que tudo vai passar por que vcs estão juntas. Se for os dentinhos, use o mordedor, um paninho macio gelado e converse com seu pediatra outras opções. Até a próxima!

      Excluir
  54. Olá Doudora, eu tenho um bebê de qse 7 meses que sempre dormiu muito bem, só que nos ultimos três dias ele esta muito agitado e não consegue dormir. Dei uma olhado na gengiva e estão apontando dois dentinhos e o pai dele o qual ele é muito ligado teve de fazer uma viagem, acho que esses dois fatores devem estar influenciando no sono dele, mas tem algo que esta me preocupando ele caiu do carrinho ha tres dias tbm, não levei ele ao médico porque ele parou de chorar logo e não notei nada de diferente nele a não ser o sono gostaria de saber se tem alguma coisa haver??? e o que devo fazer??
    Aguardo Beijos.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cathy, aparentemente nada aconteceu com seu bebê após a queda do carrinho. Porém, voce ainda está preocupada. Não custa nada voce levar seu bebê para uma avaliação médica. Dessa maneira voce fica mais tranquila e previne possíveis transtornos. Boa sorte!

      Excluir
  55. Oi boa tarde!!
    Lembrando que não há qualquer quebra da rotina: brigas, dentinho nascendo, berçário/creche...
    Depois que introduzimos complemento na alimentação do meu filho de quatro meses (pedido pelo pediatra + amamentação), não sei se há relação, mas ele não tem dormido como antes.
    Há duas semanas exatas ele está tomando NAN COMFOR 1 e acorda muito durante a noite. Por exemplo: antes dormia das 22h30 até as 05h00 mamava e voltava a dormir. Agora dorme por volta do mesmo horário, mas acorda a cada duas horas, como um relógio. Coloco para dormir e depois acorda novamente... e assim pela madrugada.
    Alguém passando por isso ou pode dizer que não há relação com a nova alimentação?
    O pediatra disse que não é por causa do NAN, mas também não sabe o que pode estar acontecendo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, voce observou se ele está tendo mais gases depois da introdução do leite? Bem voce pode tentar antes de colocá-lo para dormir a noite, dar-lhe um banho de balde morno e relaxante. Após o banho promover uma massagem em seu corpinho, com ênfase no abdome e costas. Até a próxima!

      Excluir
  56. Olá, Dra Regiane! Você poderia me dizer se remédios causam cólicas no bebe e consequentemente não dorme bem? O pediatra receitou o domperidona, pois meu bebe gorfa muito até pelo nariz. E ele quer mamar toda vez que acorda e chora desesperado, isso menos de uma hora. Agradeço se puder me ajudar! Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de dizer que meu bebe tem apenas 20 dias.

      Excluir
    2. Oi, eu não sou medica e sim terapeuta. Esse tipo de dúvida seria melhor voce avaliar junto ao seu pediatra. Um abraço!

      Excluir
  57. ola! tenho um bb de 1ano e 11ms q ainda amamenta no peito de hr em hr já tentei dar chupeta e ele nõ aceita tem q ser o peito se não der ele faz um escandalo durante o dia dorme entre as 13 eas 15hrs . as vezes tento ñ deixa lo dormir para q ele durma mais tempo durante a noite mas é difícil e qd consigo ele só dorme as 00hr qd meu marido e eu começamos a dormir ele acorda pra mama e assim vai ate as 5e30, 6hrs onde ele dorme ate as 9e30 10hrs por fvor Dra nos ajude ja ñ aquentamos mais ,meu marido vai trabalhar arrebentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, tudo vai dar certo. Nessa idade não é para o bebê mamar de hora em hora. Seja de dia ou de noite, mesmo porque outros alimentos já fazem parte do cardápio do bebê. Tente observar os motivos que induzem seu filho a chorar e aproveite para submeter seu bebê a uma avaliação com o pediatra. As vezes, por trás de um bebê chorão existe alguma desordem orgânica ou emocional. caso voce não consiga dar conta de tudo, procure ajuda. Um abraço!

      Excluir
  58. bom dia a minha filha tem 2 anos e 5 meses e luta muito contra o sono,levanta~se tira meias tira cuecas ó mãe dá a mão ,etc... fico as vezes 1:30 para ela dormir depois durante a noite acorda para ir para a nossa cama se for o pai buscá-la diz q quer a mãe se for eu diz q quer pai.por vezes fico cansada e dou por mim aos gritos nao sei o que fazer disseram-me que ela pode ser hiperativa.o que devo fazer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, ainda é muito cedo para diagnosticar hiperatividade em um bebê. Todavia, é sempre muito adequado voce ouvir a opinião de um psiquiatra infantil para avaliação. Por outro lado, parece que sua bebê está sem uma rotina diária. Tente reduzir as atividades da casa após as 18h. Dê um banho relaxante, ofereça momentos lúdicos e calmos (musiquinhas, livrinho, massagem) e depois coloque seu bebê para dormir lá pelas 20 ou 20:30h. caso ela não durma, não a deixe chorando. Procure acalmá-la em seu próprio quarto. Tenha paciência. caso voce não consiga fazer isso sozinha procure ajuda de um profissional capacitado para isso. Um abraço.

      Excluir
  59. Olá!
    Minha flha tem 2 meses e 2 semanas e não quer saber de dormir durante o dia. Tira uma soneca de 20 min no colo pela manhã e a tarde raramente ela chega a dormir mais de 30 min em umas 2 sonecas (quando dorme) é uma briga com o sono. Tem dias que chora e é difícl de acalma- la para tirar a soneca e as vezes impossível. Isso já faz umas duas semanas....pela noite ela tem o sono tranquilo e dorme umas 6, 7 horas seguidas. Li em vários lugares que o bebe precisa das suas sonecas durante o dia para o bom desenvolvimento. O que eu faço? É tão ruim ela não querer dormir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloisa, as vezes as crianças passam por algumas crises e não conseguem dizer para nós por que estão reagindo de uma determinada maneira. Muitas nos dizem o que estão sentindo por meio da birra, do choro e outras pela "falta" de sono. Observe se a redução das sonecas não estão atreladas a alguma coisa que sua filha esteja experienciado no lar ou alguma nova rotina que voce introduziu na vida dela. Tenha paciência que tudo se resolve. Um abraço!

      Excluir
  60. Olá por gentileza me mande uma boa dica. Meu bebe tem 50 dias e eu acredito que ele está com manha; ele só quer dormir no colo o dia inteiro, quando eu coloco no berço ele acorda. Preciso de socorro e um conselho urgente, pois preciso tirá-lo desta manha, pois devo voltar a trabalhar em breve e ele deverá ficar numa creche.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, no momento a dica que posso oferecer a voce é de suma importância: tenha CALMA e muita PACIÊNCIA. Esse é um período difícil do bebê, pois ambos estão se adaptando um ao outro (mãe e bebê). É uma fase também onde as cólicas estão muito frequentes. Não acredito que o que seu filho esteja fazendo seja manha, pois ele ainda é pequeno para isso. Ele está precisando de contato inter-humano. Provavelmente o calor de seu corpo o apazigua e gera conforto. Uma rotina mais estruturada para o sono do bebê é iniciada por volta dos 6 meses. Em caso de dúvida consulte seu pediatra para uma avaliação clínica. Um abraço e obrigada pelo contato.

      Excluir
  61. Boa noite, Dr. Regiane! Tenho uma filha de 11 meses que é extremamente agitada, ela não pára nenhum minuto, mesmo dormindo vai parar nos pés do berço de tanto que se mexe. Ela costuma dormir bem tarde e depois de muita luta; tem uma rotina alimentar que nunca falho, quando faço ela dormir (sempre no colo) coloco no berço e qdo vou me levantar ela já está sentando no berço e parece que dormiu mais de uma hora, já se agita novamente e quer brinca, daí as vezes demoro mais de uma ou duas horas para conseguir fazê-la dormir novamente e quando pega no sono, dorme em torno de 1 a 2 horas (isso o dia todo, desde as 9:00 hrs da manhã - horário que geralmente acorda e vai dormir em torno das 11:00 ou 12:00) Isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, cada bebê tem um temperamento, mas, as vezes, nós criamos alguns acessórios para estimular o sono dos bebês, como por exemplo, niná-lo no colo. Não fique stressada por que no final das contas tudo acaba bem. Lembre-se ele é só um bebê e com sua paciência e perseverança ele vai começar a dormir sozinho ou vc acha que ele vai querer ficar para sempre no colo? É uma fase. Caso vc não esteja se sentindo confortável com sua dúvida converse com o pediatra e em estando tudo bem, procure uma especialista para lhe ajudar a promover uma rotina de sono para seu filhinho. Até a próxima!

      Excluir
  62. Ola Dra! Primeiramente quero lhe parabenizar pelo blog q eh maravilhoso e pelo belo curriculum. Estou com um bebe de 2 meses e 14 dias, chama Nicolas, quando nasceu, na primeira semana dormia demais, tinha q acorda-lo ate pra mamar, agora tenho reparado que luta contra o sono. Ele esta sonolento, com os olhos meio aberto, ai ele da um pulo quando percebe q esta adormecendo. Ele tem os picos de sono, as vezes dorme um dia e uma noite inteira, depois fica um dia e uma noite inteira dando trabalho para dormir. Nao sei o que faco. E ele so pega no sono mesmo apos as 3 da manha. Eu sempre fui agitada, sou d dormir bastante, mais quando acordo nao paro um minuto. O pai dele tem uma rotina baguncada por causa do trabalho. Nao temos um ritual para dormir e nem horario, eu e o pai dele, assim como nao temos para almocar nem jantar, por conta dos horarios dele e os horarios q conseguimos dormir por causa do Nicolas. Ontem mesmo jantamos era 2 horas da manha, dormimos as 4 e acordamos era 1 hora da tarde. Me ajude a colocar hora para ele dormir, uma rotina, como fazer. Ah, ele dorme no colo, nao dorme sozinho nunca. Ele chora de gritar e perder o folego. Tenho medo de estar mimando demais, so q sem intencao. Obrigada Dra desde ja. Bjs. Michelle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Michelle, obrigada pelo contato!
      Bem, fique tranquila, seu bebê ainda é muito novinho e está se adaptando ao lar. Procure ter uma rotina diária. não precisa ser muito rígida. Isso é importante para o seu filhinho. Os bebês pequenos são assim mesmo. alguns dias tudo transcorre muito bem, no outro as coisas não vão tão bem assim. Mas quer saber de uma coisa? No final tudo vai dar certo. Vá com calma e amorosidade. Por volta dos 6 meses os bebês ficam mais regrados. Até lá, procure estabelecer um dia com mais rotina para alimentação, higiene e sono. Tudo com flexibilidade. não adianta querer ser rígida com os bebês!Até mais!!

      Excluir
  63. boa noite meu filho tem 11 meses e é super agitado da muito trabalho pra dormi e ainda acorda varias vezes a noite e mama pelo menos umas duas vezes o que fazer e tambem quando ele almoça e janta ele quer mamar em seguida e ele come bem o que eu faço. agradeço que Deus te abencoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce está pensando em desmamar o bebê? Não ficou claro sua questão. Quanto a agitação do bebê, procure seu pediatra para saber se está tudo bem com ele. Observe como está seu humor em relação aos seus conflitos pessoais e observe se vc pode estar, de alguma maneira, "sofrendo" junto com seu bebê e ele estar fazendo a leitura de seu humor. até breve!

      Excluir
  64. Boa Tarde, minha bebê tem 3 meses e sinto que dorme muito pouco, principalmente a noite, quando ela pega no sono, após uma hora ela acorda já começa a se irritar, põe a mãozinha na boca, chora, mama um pouco e dorme e repete isso umas 3 vezes durante a noite toda. As vezes solta pum, e penso que são só gases, ou poderia ser aquela crise dos 3 meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Denise, procure observar com cuidado seu bebê: observe se ela costuma arrotar após as mamadas. Lembre-se também que bebê arrota em outros períodos do dia assim como nós. Parece que algo a está incomodando. Avalie junto ao seu pediatra. Caso esteja tudo bem, talvez, o mamar de noite frequentemente seja só um acessório para ter seu colinho gostoso. Tenha paciência que tudo vai dar certo. Boa sorte!

      Excluir
  65. Oi Dr.,meu bebe tem 2meses e 11dias e não dorme de dia ,gostaria de saber oq fazer pq quer ficar o dia todo no colo,não tem cólicas,dorme ai colocamos no berço fica dormmdo 5 minutos e já acorda é normal ?Por favor responda minha pergunta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, realmente não é fácil lidar com bebês pequeninos que ainda não se adaptaram a uma rotina de sono. Tenha paciência e calma para atravessar essa fase. É uma fase sim. Não pense que seu bebezinho ficará no colo para sempre. Converse com seu pediatra e veja se fisicamente está tudo bem com ele (cólica, fome, desconforto, etc.) Se estiver tudo bem, procure devagarinho introduzir uma rotina ao seu pequeno e com flexibilidade. Afinal ele só tem 2 meses. Avalie como anda o seu humor e da família, pois isso também influencia o sono dos bebês. Até mais!

      Excluir
  66. Olá Dotoura,sou a Gislene mãe da pequena Emilly que agora eata com 8 meses.
    Bom ela agoranao esta dormindo bem,esta muito agitada.E estou tirando ela da minha cama para acustuma la no berço,pous desde de quando voltei a trabalhar ela começo a dormir comigo.
    Ela chora muito,grita bate os pes no berço,fico com ela tentando acalma la mas de nada resolve.
    Ela nao tem uma rotina certa,pois eu ponho uns horarios e a avó dela outros.
    E eu preciso da sua ajud,pois a minha pequena nunca passou com um pediatra,e na onde moro não tem.
    Ela só passou com clinico e ela ainda tinha 3 meses,e agora o posto não tem medico para atender,não sei mas o que fazer.
    Preciso muito da sua ajuda!
    Se poder ne mande um email
    gislene_canjica@hotmail.com
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gislene, eu não posso lhe ajudar no aspecto de puericultura, pois não sou médica. Quanto ao aspecto emocional é muito importante sua bebê entender de onde parte as normas e os limites. Do contrário as informações terão duplicidade e deixaram sua filha confusa. Programe uma rotina para sua bebê e converse com sua sogra frisando o quanto isso será importante para o desenvolvimento físico e emocional de seu bebê.
      Tenha paciência e introduza as mudanças devagar para sua filha ir se acostumando.
      Um abraço!!

      Excluir
  67. Oi Dra, meu bebê tem 2 meses e 20 dias, e durante o dia ele passa bem, a noite a partir das 2 horas da manhã ele começa a se contorcer e choramingar no berço. Pego ele no colo, mas mesmo assim, ele passa uns 5 minutos se contorcendo até dormir. O que seria?? Ele não mama, uso o aptamil 1 com mucilagem ( tapioca) prescrito pelo pediatra. Seria cólica? Gases? Fase mesmo do bebê? Qdo isso deve passar??? Obrigada Inara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inara, bem vinda a linguagem não verbal do bebê. Provavelmente, pelo quadro descrito, seu bebê está com desconforto abdominal. Tenha paciência que é uma fase e em breve vai melhorar. Enquanto isso siga as orientações de seu médico pediatra, aplique compressa quentinha na barriguinha do bebê, massageie o abdome no sentido do ponteiro do relógio, movimente as perninhas para auxiliar a eliminar os gases e embale seu bebê com muito carinho. Isso ajuda a colocar o intestino do bebê no ritmo. Boa sorte!

      Excluir
  68. Ola dra. Boa tarde..
    me chamo Fabricia e tenho duas filhas, uma de 5 para 6 anos e uma de 56 dias... Minha bebe n dorme durant o dia bem desd q nasceu, é uma inquietacao q por mais q a amanos mto mais acaba estressando alem dela todos da casa, quando dorme durant o dia sao so 10 minutos mto inquietos por sinal, meu parto foi cesario entao n pudr ter uma recuperacao tranquila plr conta das crises dela de choro.. E q crises.. Ela mama mingau ja pq rejeitou o peito.. Queria ajuda para q ela conseguise dormir durant o dia algumas horinhas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fabricia, acho interessante voce ouvir a opinião do pediatra quanto a: voce utilizar mingau e a dificuldade de seu bebê em repousar. Talvez ainda seja a cólica acentuada pelo engrossar da mamadeira. As vezes pequenos ajustes podem fazer toda a diferença. Um abraço!!

      Excluir
  69. É possivel os dentinhos dos bbs apontarem com 03 meses (interrogação). Meu bb está chorando sem parar com as maozinhas na boca!!!! ME ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  70. É possivel os dentinhos dos bbs apontarem com 03 meses (interrogação). Meu bb está chorando sem parar com as maozinhas na boca!!!! ME ajudem por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliene, é possível sim. Inclusive pode acontecer de um bebê já nascer com dentinhos. Converse com seu pediatra e confirme sua suposição!! Um abraço!

      Excluir
  71. Ola Dra. Tenho um bebe de 6 meses e 17 dias que nunca dormiu bem, so queria dormir no peito e eu nao podia tira-lo do colo por nada que ele berrava. Era assim noite e dia. Com 4 meses, me cansei e comecei a dar mamadeira e coloca-lo pra dormir comigo, ele melhorou e ficou bonzinho por cerca de 1 mes, consegui ate criar uma rotina. Com 5 meses desregulou tudo novamente, achei que era por causa do dentinho, mas eles ja nasceram e o meu bebe so esta piorando. Hoje, com muito chororo e birra faco ele dormir e ele dorme por 30 minutos. fica chato, irritado e berrando o dia todo mas nao dorme. A noite gracas a Deus ele dorme um pouco mais, mas mesmo assim as vezes acorda de hora em hora! Falo com a pediatra dele que me diz que eudevo deixar chorando pq e birra. Nao sei mais o que eu faco, ja tentei de tudo, ja tentei deixar chorando, ja tentei fazer massagem, ninar no colo, cantar, tentar fazer dormir sozinho, etc... nada resolve. Aparentemente esta bem de saude, come super bem, esta gordinho, nao sei o que ele tem. Estou estressada, acho que entrando em depressao, pois cuido dele spzinha, meu marido quase nao vem pra casa pq sai do trabalho e faz academia ate tarde. Estou pirando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thamy parece que quando vc fala da "atividade" de seu filhinho vc está falando de sua solidão. As vezes os bebês fazem coisas que não entendemos, mas que são muito sábias. Pode ser que o choro dele represente sua sombra. Bem, para ter uma ideia melhor eu consultaria um neuropediatra. Em estando tudo bem eu iniciaria um processo de rotina assistida para ele e para vc. Caso vc perceba que não está dando conta, não sofra sozinha. Peça ajuda especializada. Um abraço!!

      Excluir
  72. Olá, tenho gêmeos um casal o menino é bem mais calmo que a menina, mais chorão, a menina não chora ela grita e não para, isso com apenas 11 meses e já estão andando, o que devo fazer???? não aguento mais tanto choro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Calma, os bebês são mesmo diferentes mesmo sendo gêmeos. cada um tem seu temperamento. Comece evitando comparações, pois esse pode ser o começo de muitos conflito quando irmãos.Segundo, tente colocar para sua filhinha que voce a entenderá melhor se ela não chorar tanto e mostrar o que ela quer, mesmo que seja com o dedinho. Outra dica que seria legal é vc utilizar a linguagem de sinais para bebês. Eles falam por sinais aquilo que a linguagem falada ainda não está madura. boa sorte!

      Excluir
  73. Boa noite dra. Regiane. Diferente da maioria aqui no blog, sou o papai de uma princesa linda de um ano e três meses. Eu e minha esposa somos engenheiros, trabalhamos bastante. Minha filha vai para a escolinha desde os seis meses, fica na parte da manhã lá (ela adora). Pela tarde ela fica com minha sogra, super bem também. Normalmente buscamos ela por volta das 18h e temos uma rotina quase que perfeita: brincar, jantar, banho, mamá e cama. Por volta das 21h ela está dormindo todos os dias, religiosamente. Dorme a noite toda, até umas 6:30 ou 7:00h, quando todos acordamos para o próximo dia. Perfeito, não?
    Pois bem, também acho. O problema é que essa rotina só funciona perfeitamente se minha esposa estiver junto. Se ela não estiver, a manha para dormir comigo é imensa. Chega a ficar inchada de tanto chorar. Pede pela mamãe e só adormece quando cansa, bem tarde.
    Se a vó (minha sogra) está comigo quando minha esposa viaja, ela pede a vó ao invés do papai. Até aí tudo bem, não fosse a minha frustração como pai por não conseguir ficar sozinho numa boa com minha filha.
    Então eu pergunto, o que mais posso fazer para que minha filha fique numa boa sozinha comigo? Cabe salientar que sou um pai super presente, estamos juntos todos os dias, fazemos tudo juntos, não fico nunca separado da minha princesa e minha rainha. (só quando viajo à trabalho, claro)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pai Atencioso. Foi muito bom receber seu comunicado e melhor ainda saber que existem pais preocupados e presente na vida dos filhos como voce. Parabéns!!! Quanto a manha que sua filha faz para dormir é uma forma que ela achou de chamar a sua atenção e, de alguma maneira, estar sobre o controle da situação. Comece fazendo as atividades pré sono por cerca de 1 semana. Depois, mais algum tempo colocando sua filha para dormir junto de sua esposa. Lembre-se sem festa - respeite a hora do sono. Feito este período de adaptação, tente colocar sua filha para dormir só com vc. Caso isso não funcione, tenha paciência. Com o tempo ela vai se sentir muito confortável em ter voce para colocá-la para dormir. Os bebês são assim: danadinhos e por vezes sem explicação. Um abraço e continue esse pai amoroso!!

      Excluir
  74. Oie a minha bebe tem 6 meses,ela dorme na cama comigo,ela sempre dormiu bem,mais de uns 2 a 3 dias,ela anda chorando mto,grita chora,parece ku agente ta ate batendo de tanto ki ela chora,ela comeca a cosar os olhos,pqeela esta kom sini ai eu vo fazer ela dormi,ela nao dorme,parece esta pertubada,e dificil fazee ela dormi...eu to desesperada,pois levei ela no medico eles diserao ki ela esta otima de saude,maia ela nao era assim,bao sei oqe fazer ela e mto brava.obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiane as vezes os bebês apresentam algumas crises e nem sempre sabemos por que, mas na maior parte das vezes elas passam. veja se não aconteceu algo com voce ou em seu lar nesses últimos tempos. Por vezes a criança responde com ansiedade e medo de se desprender da mamãe. tenha paciência, seja carinhosa com sua bebê e se voce perceber que as coisas não voltam ao seu curso, procure ajuda especializada. Um abraço!

      Excluir
  75. Boa Tarde... meu pequeno tem 9 meses, e nunca teve problema de dormir em seu berço. Mas a alguns dias ele esta dando muito trabalho para dormir. Geralmente faço ele dormir no colo e mamando pq é a unica maneira q estou conseguindo fazer ele dormir, e quando coloco ele no berço ele acorda e chora muito, pego no colo novamente, dorme...qdo tento colocar no berço acontece denovo...tentei colocar ele na minha cama para ver se ele dormia e ele se revira a noite toda, e nessa eu tbm nao estou dormindo e trabalho o dia todo, estou ficando bem cansada... Falei para o pediatra e ele nao me respondeu nada...Não sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Audrei, os bebês são imprevisíveis.Parece que seu bebê entrou na fase do "tomar conta" , ou seja, não quer se desgrudar para não correr o risco de ficar só. Muitos bebês apresentam esses sintomas entre 7 e 10 meses. Não fique preocupada. Tenha paciência e procure acolher seu bebê. Diga que voce o ama, que voce está a seu lado e que tudo está bem. Caso essa fase não passe, procure auxílio para ajudá-la a recuperar o soninho tranquilo de seu bebê. Minha experiência mostra que isso passa logo. Evite tirá-lo do quartinho dele. Eu sei que é cansativo, mas isso ajuda a não criar acessórios desnecessários para o sono. Um abraço!

      Excluir
  76. Ola Dra. tenho um filho de 1 ano e 11 meses, ele sempre dormiu muito bem a noite toda no berço dele, desde os 3 meses. Porém de três meses para cá, começou a frequentar a escolinha onde acostumaram ele a dormir no bebe conforto se balançando, resumindo, ele só quer dormir no bebe conforto agora, ele dorme sozinho se balançando no bebe conforto, depois coloco ele no berço e ele dorme. Porém como ele ficou bem gripado a umas 4 semanas atrás, com o nariz bem trancado quase sem conseguir respirar ele pediu para ir para o bebe conforto de madrugada, e como eu sabia que sentadinho ia ser melhor para ele respirar, acabei cedendo e colocando ele no bebe conforto de madrugada. Agora, ele adormece no bebe conforto, eu coloco ele no berço, e de madrugada ele acorda pedindo para ir para o bebe conforto novamente, se eu falo não, ele faz um escândalo, e acorda, por isso acabo cedendo, colocando ele novamente no bebe conforto de madrugada, espero ele adormecer e coloco no berço novamente.
    Como faço para tirar ele desse bebe conforto? Isso faz mal para ele? Preciso de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, desculpe a demora em responder seu postinho, mas não conseguia abri-lo. Bem, vc não tinha um problema e agora tem. A escolinha de seu bebê criou um acessório para ele dormir! que pena!! Bem, vamos lá - resolva o problema pedindo para a escola não embalá-lo mais para dormir no bebê conforto. avise que isso em vez de acalmá-lo está deixando-o confuso, pois a hora de dormir ou repousar é para ser no berço. O bebê conforto usado por muito tempo pode atrapalhar o desenvolvimento anatômico do bebê e sobrecarregar a coluna dele, principalmente, por que ele ainda é molinho e elástico. bebê conforto é para ser desfrutado por algum tempinho e acordado! Um abraço!!

      Excluir
  77. http://www.blogger.com/profile/01137684080508167741
    Estou tentando localizar sua pergunta aqui no site e não consigo. Dirija sua pergunta por email que eu responderei. Um abraço - Dra. Regiane Glashan
    terapeutadebebes@gmail.com

    ResponderExcluir
  78. Meu filho tem cinco meses e sempre teve dificuldades de dormir. Tentamos estabelecer uma rotina manhã banho de sol, depois brincar no tapetinho. Aí tira um cochilo de não mais que 30 minutos. E depois passa o dia inteiro acorado não conseguindo dormir. Nesse resto de dia intercala entre mamadas (peito) com intervalos de mais de 3h, querer colo e brincar no tapetinho. As 7h damos banho e começamos a tarefa de por ele para dormir que ocorre por volta das 9h. Ele só consegue pegar no sono no peito da mãe. O sono é com frequência agitado. Acorda pelo menos 2 até 3 vezes cheio de disposição e fazer ele dormir leva uma duas horas no peito da mãe. Outras formas só o fazem chorar.
    E as 6-7h da manhã já está acordado novamente.
    Estamos bem cansados. Minha esposa tem dormido no máximo 4 horas por dia e quebrados.
    Queria uma dica de como resolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bonavita, eu imagino como está sendo difícil. Pelo que voce relata, vcs estão fazendo tudo direitinho. Até seis meses é isso mesmo que costumamos indicar. Medidas mais contundentes, só após os 6 meses. Se voce tem dúvidas, consulte seu pediatra e analise junto a ele se o suprimento alimentar de seu bebê está condizente. As vezes, ele pode estar acordando a noite, por que não comeu satisfatoriamente durante o dia. Em estando tudo bem, procure um especialista para lhe ajudar com o processo. Boa sorte!!

      Excluir
  79. Dra Regiane, bom dia
    Meu filho de 7 meses é um bebe super tranquilo e sorridente mas nunca dormiu muito bem. Dorme pouco durante o dia e acorda bastante durante a noite. Antes dos dentes começarem a nascer aos 4 m ele chegou a fazer intervalos otimos à noite de 5/6 horas, mas assim que os dentes começaram a despontar ele voltou a acordar de 3 em 3 hs. Ate aí ok... Mas de 2 semanas para ca nao só ele esta acordando de hora em hora como nao quer ficar no berço. Chora descontroladamente (ficou rouco ate) e só dorme e permanece dormindo no colo. O que pode ser isso? Estou preocupada. Entrei com Calman ontem (reco medica) mas nao fez efeito. Acordou de 30 em 30 minutos.. Isso quando nao desperta na hora em que vou coloca-lo no berço. Durante o dia dorme pouco, max 40 min (3x) mas fica no berço. O que voce sugere?
    Alguns dados que podem ajudar: Ele dormiu ate 5 meses em um berço no meu quarto, mas nunca na minha cama e sempre ninei um pouco antes de colocar no berço. Esta super acima da faixa 85% em peso e estatura. É um bbzao. Mamou exclusivamente no peito ate 6 meses e agora entramos com papinha salgada e doce no almoço e jantar.
    Estamos exaustos e morrendo de dó do pequeno.
    Muito obrigada pela ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Biba, os bebês antes de um ano ainda não apresentam o sono regular e muitos são mais difíceis para entrar num cronograma de sono. Seu bebê está numa fase especial, onde quer estar atento a tudo e a todos e principalmente aos pais. Tenha paciência, que eu sei que você já tem. Procure acalentar seu bebê e conversar muito com ele. Diga que ele pode dormir em paz que você está ali com ele. Pode parecer que ele não entende, mas ele entende sim. Você vai ver que quanto mais você conversa com ele ao longo do dia a respeito disso, mais ele vai retomando seu relógio biológico de sono. Um abraço, Dra. Regiane Glashan

      Excluir
  80. ola dr.meu filho Benjamim tem um ano e nove mês são raras as noites que ele dorme bem e ele chora muito se irrita muito fácil e bate muito a cabeça no chão e fica agressivo bate em quem te ver na frente e morde muito eu não sei mas o que fazer,todas as noites a mesma coisa...meu filho uma criança muito nervosa, me ajuda doutora

    ResponderExcluir
  81. OlÁ Desconhecida, antes de tudo é sempre bom ter uma avaliação psiquiátrica ou neurológica da criança (especialista infantil) para entender se o seu filhinho está sem rotina e "birrento" ou se há alguma alteração. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  82. Meus bebês sempre dormiram bem e depois que eu comecei a usar esse método ta melhorando cada vez mais ----> http://www.maesabetudo.com.br/fada-do-sono/

    ResponderExcluir
  83. Bom dia doutora! Minha filha tem 10 meses. Ela não dorme nem durante o dia nem a noite. Durante o dia só se ficar balançando o carrinho. E são cochichos curtos. Ela se alimenta de 3 em 3 horas e a noite esse horário não muda. Ela acorda pra mamar. Não sei mais o que fazer. Estou exausta.Me ajuda!

    ResponderExcluir
  84. Bom dia doutora! Minha filha tem 10 meses. Ela não dorme nem durante o dia nem a noite. Durante o dia só se ficar balançando o carrinho. E são cochichos curtos. Ela se alimenta de 3 em 3 horas e a noite esse horário não muda. Ela acorda pra mamar. Não sei mais o que fazer. Estou exausta.Me ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna!
      Em primeiro lugar vc deve checar com o pediatra de sua bebê se está tudo bem com ela - seu crescimento e desenvolvimento global. Se o que ela está comendo durante o dia é o suficiente para ela ter uma boa noite de sono. Aparentemente o que está faltando para sua filha é a higiene do sono. Se voce acha que não dará conta sozinha de ajudar sua bebê a dormir, principalmente a noite, , procure uma especialista na área para lhe orientar sobre o processo. Um abraço!!

      Excluir
  85. olá,minha prima caiu da cama a alguns dias e entao a partir do dia da queda quando está na hora de dormir é a maior choradeira,ela tem 4 meses e já a levamos no pediatra,porém nao á nada de anormal resultante da queda,isso pode ser considerado trauma de dormir e cair de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Provavelmente sua priminha ficou muito assustada com a queda. Nessa fase os bebês ainda não tem claramente a noção da extensão de seu corpinho. essa noção é dada pelos braços amorosos e continentes da mãe ou da figura substituta. assim, procure consolar a bebê, procure oferecer momentos muito positivos durante o dia com contato físico e toques suaves. a noite propicie um ambiente tranquilo, com pouca estimulação e afetuoso!

      Excluir
  86. Bom dia Regiane. Eu e minha esposa estamos tendo uma certa dificuldade e frustração com nosso filho, ele completou 6 meses no último dia 27 e o mesmo é difícil ter uma noite de sono agradável. Descobrimos a pouco tempo que ele possui alergia a proteína do leite e também a lactose e damos a fórmula Pregomim Pepti a ele (já esta a 1 mês na fórmula), mais de uns dois dias para cá ele chorá muito para durmir e se mexe demais na caminha, parece que esta encomodado com algo, fomos na pediatra e explicamos o causo, ela disse que pode ser normal, mais estamos sentindo que não é normal, pois agora ele até chora. Estamos desconfiados que pode ser porque esta querendo apontar seus primeiros dentinhos. Mais ainda há dúvida se seria isso mesmo. Agora, durante o dia ele esta bem incomodado, acredito que devido a não conseguir durmir direito. Se alguém já passou por isso por favor comente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, eu sei como é difícil a família não conseguir boas noites de sono. Acredito que seu filhinho esteja numa fase difícil. Primeiro, os problemas da ordem intestinal e que realmente causam muito desconforto para os pequenos e agora, a possibilidade de rompimento dos dentinhos. A parte intestinal, me parece que já está em resolução. Quanto aos dentinhos, voce precisa ter paciência e aplicar medidas que ajudem a driblar o problema: mordedor gelado, paninhos de fácil lavágem e de passar a ferro para recheá-los de frutas e posterior congelamento. Isso ajuda o beb~e a sugar o sumo da frutinha gelada e "anestesiar" as gengivas. A homeopatia pode ser de grande ajuda - consulte seu homeopata. Cuidado com produtos tópicos não indicados por seu pediatra. boa sorte!

      Excluir