Postagens Mais Acessadas

10.12.09

Seu filho de 3 anos - Que surpresas ele tem prá mostrar?

Na verdade tratarei da criança de 36 a 48 meses de vida. É uma fase esplendorosa da criança. Ela agora adora iniciar uma atividade em grupo, e provavelmente já está freqüentando a escolinha maternal. Seus brinquedos favoritos são os de “ação”, como por exemplo, a caixa de areia, o velocípide ou a motoca, pequenos quebra-cabeças, corrida de carrinhos e quando meninas, as bonecas e a casinha de boneca – o brincar de mamãe. Neste período, as crianças estão se aventurando no mundo e, durante alguns períodos, percebem que podem ficar separados da pessoa que amam por um tempo maior, sem lhes causar angústia ou ansiedade. Seu desenvolvimento global é muito rápido, mas ‘as vezes podem retroceder. Por exemplo, a maioria das crianças nesta fase já permanecem secas e limpas, mas ainda podem ocorrer alguns acidentes. Seu gosto por atividades excitantes é impressionante, gostam de “pequenas escaladas” no portão, corridas entre os amigos, brincar com água, tinta de dedo e outras atividades não menos interessantes. A relação com a mãe é amorosa e de início é com ela que vão aprender a compartilhar, seja os objetos/brinquedos com outros amiguinhos ou mesmo a vinda de um irmãozinho. Neste aspecto, as crianças que desenvolveram um senso forte de quem são e o que representam para sua família, agora descobrem que a mãe tem alguém mais para atender e com quem se preocupar – além delas. Neste momento é comum o ataque de mau gênio. Isso é normal, pois a criança de 3 anos podem ‘as vezes ser muito amadurecidas num aspecto e em outros agir como um bebê. Este é um assunto para ser compreendido e conversado entre os pais e a criança, com muita paciência, compreensão, tolerância e amor, a fim de que possam pensar em modos de lidar com as situações novas. Elas são muito curiosas, acham o mundo incrível e obtêm enorme prazer com os novos relacionamentos fora da família, tanto com os novos amiguinhos, como com os adultos. Elas são um grande encanto, mas também podem ser cansativas, e portanto é importante que os pais possam aproveitar os bons momentos, mas ao mesmo tempo ter alguém para ajudá-los e dar-lhes um pouco de descanso nas horas difíceis. É um período do marco das transformações, principalmente no que diz respeito a linguagem, habilidades físicas, expressão do senso de realidade versus fantasia, mudanças de humor entre outras. Dúvidas enderece ao blog ou por email

2 comentários:

  1. Meu filho vai fazer 3 anos daqui a três meses e não fala quase nada, só mama papa,Eduardo, ele estava desenvolvendo a linguagem normalmente até 1 ano e 3 meses, de lá pra cá tivemos vários problemas, acho que isso afetou ele e a pediatra disse que devemos esperar até 3 anos pra fazer alguma coisa mas, estou angustiada, o que posso fazer, sinto que ele tem medo de falar ou ignora quando peço pra falar algo.

    ResponderExcluir
  2. Eliene, acho que sem saber vc já deu as respostas. Os conflitos pelo que vc passou ou tem passado, certamente, influenciaram no desenvolvimento emocional de seu filhinho. Porém, eu discordo de seu pediatra, e vc deve procurar ajuda especializada. Um terapeuta especialista em crianças de muita baixa idade pode lhe ajudar enfrentar essa fase e auxiliar seu filho a colocar em palavras o que ele está sentindo. Boa sorte - Dra. Regiane.

    ResponderExcluir