Postagens Mais Acessadas

4.5.11

Pedopsiquiatria

Pedopsiquiatria, voce já tinha ouvido falar neste termo?
A Pedopsiquiatria é uma especialidade médica que avalia e intervem nas perturbações emocionais e do comportamento na infância e na adolescência. Tem como principal objectivo, que a criança/adolescente retome o seu normal desenvolvimento psicoafectivo, que por várias razões poderá estar estagnado ou em retrocesso. Para tanto, conta com uma equipe de saúde mental - muitiprofissional para alcançar estes objetivos.
As indicações para uma consulta de Pedopsiquiatria são, entre outras: quadros de psicose e esquizofrenia, perturbações bipolares, sintomatologia depressiva, tentativas de suicídio, perturbações do sono, sintomatologia ansiosa, perturbações do comportamento alimentar (anorexia, bulimia), problemas de comportamento, hiperactividade e défice de atenção, perturbações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, apoio aos pais, disfunções familiares, etc.
A intervenção pode incluir a prescrição de psicofármacos, consultas terapêuticas, bem como intervenções familiares. A intervenção em saúde mental infanto-juvenil deve privilegiar um trabalho interdisciplinar entre os vários membros da equipe de saúde e os recursos existentes na comunidade, de forma a dar uma resposta mais satisfatória às necessidades de quem os procura.

É uma forma integrada de atender a criança/adolescente e sua família. Dificilmente bons resultados são alcançados se a família não estiver disposta a cooperar e somar esforços. Aprendemos mais um termo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário