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26.1.12

Como driblar a raiva, preservar a nós mesmos e a família


Como driblar a raiva,  preservar a nós mesmos e a família
Com as pressões e todas as responsabilidades do dia-a-dia fica muito complicado não sentir raiva de algo em determinados momentos.
Somos humanos e, algumas vezes, não conseguimos nos controlar, seja por que alguém invadiu nossos direitos de cidadão, seja por que não fomos respeitados em nossas reivindicações.
Nessas horas descontamos no primeiro que estiver a nossa frente. Por primeiro quero dizer: amigo, marido, esposa, filhos, parentes e outros não menos importantes e criamos situações em que acabamos por magoá-los.
Depois que esses momentos passam, a respiração volta ao normal, as batidas do coração se acalentam, a transpiração é pouco perceptível e notamos que podemos resolver a situação com mais parcimônia e racionalidade.
Será que existe alguma maneira de driblar a raiva e ajudar no autocontrole?
  1. Trate as suas raivas anteriores
    Tente ver no seu passado o que lhe causou mágoa e tente deixá-la para trás. Não misture o seu filho com quem te causou mágoa no passado. 
     Lembre-se de que o seu filho irá se espelhar no seu comportamento para se comportar. Uma criança que tem o pai ou a mãe sempre agressivos terá um comportamento que reflete essa raiva.
  2. Coloque em perspectiva
    As crianças aprendem, desde muito cedo, o que faz os pais ficarem irritados. Para ajudar a colocar em perspectiva pelo que vale a pena brigar escreva em um papel duas colunas, na primeira coloque o que seu filho faz que pode ser relevado e na outra o que é realmente importante brigar. Sempre que escrevemos fica mais fácil visualizar como existem várias situações em que relevar é a melhor política.
    Existem algumas sentenças que podem ajudar a colocar a raiva em perspectiva. Repita para você mesmo:
    - Acidentes acontecem;
    - Eu sou o adulto da situação;
    - Manterei a calma e todos aprenderão alguma coisa da situação.
  3. Faça da raiva uma aliada
    O lado bom da raiva é que nos faz agir para tentar solucionar um problema que está nos incomodando. Quando estiver mais calmo tente racionalmente achar uma solução para o seu problema. Se precisar evitar uma pessoa que te deixa irritado, faça isso. Se não puder evitar, você poderá relevar um pouco o comportamento do outro ao racionalizar sobre a situação.
  4. Conscientize-se: o que te faz sentir raiva?
    Veja o que te faz sentir raiva e evite determinadas situações. Se ir a um jantar em família te faz sentir raiva, tente evitar esses encontros. Dê uma desculpa. Com certeza existem determinadas situações que não podemos evitar. Nessa hora, seja o mais assertivo possível e não deixe o outro estragar o seu dia.

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