Postagens Mais Acessadas

11.4.12

Meu filho bate, belisca e morde. O que eu faço?

Não é incomum eu ser procura por pais, principalmente mães devido a demonstração de agressividade das crianças pequenas: " meu filho tem 2 anos e de uns tempos para cá ele tem mordido, batido e beliscado outras crianças na escola e geralmente é sem motivo. Chama os amiguinhos de bobo e não deixa ninguém brincar em paz - preciso de ajuda - SOS terapeuta por favor"!!
Precisamos dar um desconto as crianças, pois nessa faixa etária ela ainda está desenvolvendo a linguagem,e, por isso acaba demonstrando os sentimentos por meio do choro, dos gestos e atitudes não muito politicamente corretos. 
Elas também estão incorporando a noção de limites e para tanto, os testa com frequencia. Isso é uma forma delas conhecerem até onde podem ir e como os adultos se comportam quando elas ultrapassam os limites.
O ideal é observar os momentos em que a criança fica estressada, enraivecida e com demonstração de agressividade e tente entender os momentos ou ocasiões que isso acontece.
Pode ser que a criança esteja tentando chamar a atenção para algo que está em desarmonia em casa, esteja tentando chamar a atenção dos pais para que eles estejam mais presentes e outros motivos não menos importantes.
Quando isso acontece, a agressividade desmedida, os responsáveis precisam estar atentos para não responder uma agressão com outra agressão, tendo em vista que atitudes agressivas retroalimentam a agressividade e reforçam o comportamento da criança.
Na hora do problema, o melhor a fazer é dizer um NÃO bem firme, com segurança e posteriormente, refletir os motivos que podem estar levando um filho a estar expressando seus sentimentos de maneira tão desorganizada.
Por outro lado, procure elogiar e valorizar os comportamentos legais da criança - dar um beijo, um abraço gostoso, reforçando o quanto voce gosta dele e que aprecia muito o bom comportamento dele.

30 comentários:

  1. Olá! Tenho uma bebe de um aninho, e ela tem um temperamento dificil, tem surtos de pirraça de ira, grita, puxa os cabelos, grita... e tambem gosta de morder! O que faço para ajuda- la?? Ela e muito pequena para demonstrar esse tipo de comportamento... me ajude! Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carolzinha veja a resposta que dei para a Carmem e veja se lhe ajuda. Um abraço!

      Excluir
  2. Oi!
    Estou com o mesmo problema da Carolzinha Gomes.
    Minha filha fará 1 ano daqui a duas semanas e neste último mes comecou a me moder. Mais à mim que ao pai. Falo séria, faco cara zangada, imponho a voz e digo que nao se morde, nao morda a mamae. Mas ela ri, faz de conta que nao me ve. Quando o pai fala ela chora, mas ele fala de um modo muito "grosso" se posso dizer assim.
    Chego a chorar de dor. Ajuda, o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carmem, sua bebê está numa "fasesinha" difícil, mas a calma e a ponderação são as palavras de ordem.
      Procure não reagir de maneira agressiva com sua bebê. Toda vez que ela lhe morder ou fizer algo parecido, procure entender o contexto e transformar em palavras a ação do bebê. Muitas vezes a criança fica agressiva por que ainda não consegue falar o que está sentindo e para isso precisa da "tradução" dos pais. Se isso não der certo procure ajuda profissional. Um abraço!

      Excluir
  3. porfavor ajudem...o meu filho tem 3 anos i quando vai para a escola morde nas criancas mas eu ja nao sei o que fzer....ele e mtimperativo eu as vezes parexe que nao cunhexo o meu filho...pfv ajudem ...obrigada pela atencao....:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraia, tenha calma e procure entender os fatos ou seja, o que está levando sei filhinho a expressar agressividade de forma mais intensa e ao mesmo tempo estar chamando sua atenção. Não fique sofrendo sozinha. Procure um terapeuta infantil ou uma indicação de seu pediatra. Boa sorte!

      Excluir
  4. ok...muito obrigada..... :) vo procurar um terapeuta....

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Temos 3 filhos, o mais velho com 10 anos, a do meio com 4 e meio e o mais novo com 1 ano e 8 meses. E estamos preocupados com o nosso filho mais novo. Ele sempre foi uma criança mais "agressiva", na verdade ele é muito carinhoso, porém quando as coisas não saiam como ele queria, logo se irritava, ou batia, ou jogava, enfim, os mais velhos que ele já levaram mordida, tapas etc, mas fomos conversando e atualmente ele está muito mais paciente e dócil. Porém de uns tempos pra cá, ele tem tido "faniquitos", parece que algo o perturba, por exemplo, até quando vai dormir, e está quase dormindo, ele belisca e aperta os dentes, essa é sempre a reação dele quando se irrita e as vezes, do nada, faz isso na gente. Dizemos Não Diogo, assim nao, e ele pára, não chega a beliscar. Nos parece que ele tem uma "gana" de algo. Sabe aquela sensação que a gente tem de "esmagar" um bebe, um cachorrinho, um gatinho, enfim, algo muito fofo, e queremos "esmagar", pois é, às vezes tenho essa impressão dele. Poderiam nos orientar, se isso é natural? Se é necessário irmos em busca de ajuda? Agradeço muito mesmo!! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andréa, os bebês são muito inteligentes. parece que ele já entrou na fase do teste. Porém, para ter certeza se é apenas uma alteração de comportamento 'habitual", valeria a pena antes de qualquer intervenção psicológica, vc entrar em contato com o pediatra de seu bebê, relatar o ocorrido e ver se está tudo bem. Um abraço!

      Excluir
    2. Oi Regiane!

      Obrigada, faremos isso.
      Abraço
      Andréa

      Excluir
  6. A minha filha de 5 anos não é agressiva, não morde ou dá tapas, sempre foi uma criança muito tranquila e calma, mas ela tem uma mania de beliscar desde 1 aninho, quando bebê ela ria, porque quando beliscava o tio ele gritava e brincava aí ela achava graça e beliscava mais, era bonitinho.
    Agora ela belisca o tempo todo, mas sem rir, ela morde a própria língua e revira os olhos enquanto belisca. Porque ela faz isso? É comum? Normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, quanto a sua pergunta, morder e beliscar não são atitudes esperadas para nenhuma criança. Ela pode estar exibindo grau de ansiedade ou agressividade latente. Procure, quando ela fizer isso, dizer que isso não é correto e que essa atitude desagrada as pessoas por que fere e causa dor. Se voce perceber que não foi o suficiente, procure ajuda especializada. Um abraço!!

      Excluir
  7. minha filha de 5 anos me bate chama de burra morde e belisca vive dizendo que vai dar um murro em minha boca quando coloco ela de castigo na cadeira ela grita tanto que da impressao que estou batendo nela estou desesperada pois a amo muito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo visto o que falta a sua filha são limites claros e a retomada de sua conduta enquanto mãe e responsável pela sua filha. Acho que seria interessante voce procurar ajuda especializada para ultrapassar essa travessia. Um abraço!!!

      Excluir
  8. Meu filho de 4 anos tb é muito agressivo comigo, quando ele faz algo que não aprovo e vou repreende-lo ele me bate, xinga, fala pra eu ir embora, diz que só gosta do papai e da vovó, diz que eu só reclamo, já tentei de tudo, castigo, algumas palmadinha, conversa e nada adianta,ando muito triste com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, por que será que um garotinho de 4 anos está comandando suas atitudes? Por que será que voce está refém dele? Procure um terapeuta para lhe ajudar a lidar com seu filho. Mediante orientação de pais ou terapia familiar será possível voce resgatar seu papel de mãe e de responsável pelo seu garoto. Boa sorte!!

      Excluir
  9. olá! tenho dois meninos um de 10 anos e o menor de 1 e um mês
    o meu menino de 1 ano e um mês bate, arranha, belisca muito o meu menino de 10 anos e isso só é com ele
    falo não e nada adianta
    ele vai lá e bate outra vez no meu filho de 10 anos
    me ajude não sei mais oque fazer!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, violência não se combate com violência. Nós pensamos que as crianças pequeninas não entendem o que falamos, mas isso não é verdade. quando seu bebê bater em seu filho maior diga que isso não póde ser feito e que machuca. A melhor coisa é distraí-lo e mudar o foco. com sua boa vontade, carinho e persistência, logo ele passará a respeitar o irmão mais velho. Um abraço!!!

      Excluir
  10. Isso é comum em crianças com 3 anos e meio? Meu sobrinho belisca escondido e xingade "idiota" "bosta" e "maldito". Da tapa e se joga no chão. . Isso é normal para a idade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      As crianças pequenas apresentam dificuldade em lidar com a frustração. Muitas delas usam a atitude física por não terem maturidade ou um repertório linguístico para dizerem o que pensam e o que desejam. Assim vale a pena transformar em palavras aquilo que ela está sentindo. caso a família esteja tendo dificuldade para fazer progresso, procure ajuda especializada. Abraço!

      Excluir
  11. Olá! Meu filho tem um ano e oito meses, e ainda acorda umas cinco vezes a noite para mamar! Quando ele é contráriado,ou alguém pega ele no colo, que ele não queira, ou até toca nele! Ele grita, morde , belisca, bate! Quando ele é impedido de fazer algo, ele não para de chorar uma hora, duas... Em fim, ele simplesmente não para de chorar! O que eu faço? Preciso levar ele em algum especialista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bem, na idade de seu filho é esperado que ele durma a noite toda, salvo em momentos de doença ou de grande excitação. Quanto ao comportamento "mimado" de seu bebê, parece que ele não aceita limites e de alguma maneira vocês se rendem a lelé. Eu aconselharia vocês a realizar um atendimento com pediatra especializado (neurologista)para averiguar se está tudo bem com seu bebê. Em estando tudo bem seria muito interessante vocês consultarem um terapeuta familiar com ênfase na relação família-bebê. tudo de bom e obrigada pelo contato. Dra. Regiane

      Excluir
  12. Oi !!! Meu filho tem um ano e meio ,ele eh super dócil e carinhoso , mas quando entra em contato com outras crianças ele muda , eu não vejo agressividade , vejo mais uma irritação , ele odeia dividir e se alguém pega o q ele tá usando ele bate ou belisca , mas se a situação tá legal ele brinca e ri . Mas outro dia beliscou o rosto go do amigo q não quis dividir o carrinho e machucou o menino . Isso eh normal ou devo procurar ajuda ??? Meu Corão fica dolorido quando ele bate , pq sei o tanto q ele eh doce .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Miriam, não se preocupe! As crianças dessa idade ainda são imaturas para entender os benefícios em se dividir os brinquedos!!! Há momentos que tudo bem um pegar o brinquedo do outro e em outros, eles ficam "irritadinhos". Vá com paciência orientando seu bebê da melhor forma possível!
      Um abraço, Dra Regiane

      Excluir
  13. Ola meu bebê desde o primeiro dia q nasceu ele ja começou me da tapas no peitos irritado por nao conseguir mamar kk ate hoje è desse jeito e ja dar broncas kkk fez hoje 3 meses, amo demais. Tem alguma coisa pra fazer pra ele ir parando pq do jeito q ele è agitado, quando crescer nossa vai ser terrivel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roseane, as vezes, o que pode estar acontecendo é que seu leite está demorando para atingir o fluxo que seu bebê gostaria, mesmo vc tendo bastante leite.O que pode ajudar é voce, antes das mamadas, massagear as mamas, depois ordenha-las um pouco e amaciar a aréola. boa sorte! Dra. regiane

      Excluir
  14. Olá,minha filha tem 1 ano e 5meses e começou a puxar os cabelos, se atirar no chão quando ouve um não , é revira os olhos e ri atira os brinquedos no chão, um comportamento estranho...devo me preocupar? ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelyn, não se preocupe! Sua filha começou a perceber que é uma pessoa separada de você e como tal está introjetando as noções de limite. Não adianta reagir as investidas de sua filhinha com violência. Quando ela fizer algo que você não concorda, diga o pq de você não concordar, nomeie o sentimento dela e procure distraí-la para evitar o cabo de guerra. Os pequeninos são realmente muito espertos. Caso você perceba que as atitudes dela estão se agravando, procure um especialista. Boa sorte.

      Excluir
  15. Olá! Me ajudem por favor. Tenho um casal de gêmeos de 1 ano e 5 meses. E agora eles estão brigando por qualquer coisa. Um morde o outro, belisca, puxa o cabelo e sempre querem o mesmo brinquedo que está na mão do outro, mesmo tendo outro igual. Não sei mais o que fazer. Me ajude por favor. Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  16. Giovana, não é nada fácil ter gemelar. Precisamos de muiiiita paciência. A idade em que seus filhos se encontram eles brincam juntos mas ainda não sabem brincar com. Não adianta voce fazer um discurso e dizer que eles devem brincar em páz. quando eles estiverem brincando e começarem brigar, não se estresse. tire uma das crianças do espaço e procure distraí-la. voce vai ver que logo passa e eles vão se entender (até a próxima disputa). Um abraço!

    ResponderExcluir