Postagens Mais Acessadas

14.7.12

Chupeta: oferecer ou não oferecer? (o outro lado da certeza)


Oferecer a chupeta ao bebê tem sido alvo de dúvidas e críticas.


Entretanto, um estudo recente efetuado por pesquisadores da Universidade de Oregon – EUA, demonstrou que num grupo de 2.249 bebês a chupeta apontou não atrapalhar ou interferir com a amamentação.
Ela ajudou a acalmar as crianças e a estimular a sucção e o aleitamento. 
Claro que nesta via, o estudo também apontou que oferecer a chupeta deve ser com parcimônia e somente quando o bebê estiver muito ansioso, choroso e em situações que nada o consola.
Antes de oferecer a chupeta, os pesquisadores indicam: tentar acalmar o bebê com afago, carinho, colinho afetuoso, mamadas em livre demanda e acima de tudo bom senso.
Neste contexto não podemos esquecer que a sucção para o bebê representa mais do que apenas uma forma determinante de ingerir um alimento, e no caso deste artigo, o leite.
A sucção é também uma forma do bebê reduzir sua ansiedade, suas angústias impensáveis e melhorar seu contato com o mundo.
O bico de latex ou silicone, com a ponta inclinada para cima tem sido o mais recomendado.

6 comentários:

  1. Minha bb tem 4 meses e já com 20 dias d nascida já chupava dedo, tento de várias formas tirar esse vício mais não tem dado certo.Coloco chupeta(as vezes aceita outras nao)mordedor tb do mesmo jeito.Tenho medo de deixar ela chupar e depois ficar muito dificil para tirar.O pior é que qdo nao deixo ela chorar e tem dificuldade para dormir.Ela quer o dedo sempre que quer dormir.Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua bebê já chupava o dedinho desde a época que ela estava no útero - é uma forma que ela tem de aliviar suas ansiedades. Tenha paciência, quando ela estiver preparada e mais segura ela vai deixar de chupar o dedinho. Não adianta forçar, por luva, brigar - isso só vai deixá-la estressada e ansiosa. Calma, tudo vai dar certo! Abraço, RG

      Excluir
  2. Ok vindo de uma profissional fico mais segura! Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá!! Devo ter acostumado mal o Fernando... ele está com dois meses e dez dias, pesa mais de 6 kg e dorme toda vez que está mamando. Isso faz com que utilize meu bico como chupeta. Já li diversos links e blogs e livros, mas não sei se está certo, quando vai deixar de fazê-lo ou como faço para mudar este hábito que, evidente, eu mesma devo ter iniciado.
    Por favor, tem alguma orientação??
    Obrigada, Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, assim que voce perceber que seu bebê já mamou o suficiente e a sucção tiver diminuído, voce pode retirar o mamilo delicadamente da boquinha do bebê e colocá-lo para arrotar. Se ele ainda estiver com fome voce volta a oferecer o peito. Vá com calma que tudo dará certo. Sempre dá! Um abraço!

      Excluir
    2. Mas esse procedimento é o comum que utilizo... o problema é que depois que ele arrota e está sonolento, se eu o coloco no berço ele choraminga como se pedisse para pegá-lo novamente e é isso que eu faço.. o pego, ele fica virando a cabeça para pedir o peito novamente, porém ele já está saciado e quer apenas "chupetar" para dormir..

      Excluir