Postagens Mais Acessadas

27.8.12

O que uma criança de cerca de 4 anos costuma pensar?


O que uma criança de cerca de 4 anos costuma pensar?

As crianças dessa fase são muito espertas e estão o tempo todo fazendo associações e procurando a vida de relação, ou seja, relacionar-se com o outro.
As crianças desta faixa de idade estão preocupadas com relações e principalmente aquelas que envolvem seus pais.
Elas ficam instigadas sobre assuntos que só os adultos podem conversar ou fazer e elas ainda não.
Às vezes, a ideia do papai e da mamãe estarem juntos dá a sensação gostosa e harmônica a criança de que os pais realmente se amam e estão juntos para assegurar carinho e proteção.
Outras vezes a criança se sente excluída, irritada, nervosa, ciumenta e invejosa por não poder usufruir do espaço de intimidade dos pais.
Permitir que os pais estejam juntos, sem os perturbar, exige uma pitada de generosidade e de recursos emocionais e afetivos da criança, que ainda é pequena.
Todavia, é importante que a criança possa ser capaz de deixar seus pais desfrutarem de intimidade, sem exacerbar sentimentos e exclusão e não pertencimento.
Para conseguir isso, os pais precisam ser amorosos, passar confiabilidade afetiva aos seus filhos e mostrar as crianças que existem momentos que só pertencem aos adultos, assim como há momentos que só as crianças podem desfrutar.
Saber também que nessa fase os sentimentos são contraditórios  e ambivalentes.  Amar o papai é intenso - ele é um verdadeiro herói, mas de certa maneira tem horas que ele é chato e “gosta” de cortar o barato quando as coisas estão bem criativas e imaginativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário