Postagens Mais Acessadas

17.11.12

Bebê pode aprender a dormir desde cedo: de alguns dias a 3 meses


Como é o sono dos bebezinhos?
De início os bebês dormem de 17 a 18 horas por dia nas primeiras semanas e atinge 15 horas lá pelo terceiro mês. Dormem em períodos fracionados de 3 a 4 horas e acordam para mamar. Muitos bebês conseguem dormir a noite toda com cerca de 4 semanas, mas a maioria ainda vai acordar uma vez/madrugada até cerca de 6 ou 7 meses de idade.
Para o bebê dormir a noite toda, o melhor é contar com uma rotina desde o início, lembrando que ela não pode ser muito rígida. Afinal, nós temos um Ser ainda muito pequenino.

O que fazer para ter criar hábitos positivos para dormir?
Não desejamos impor ideias ou regras. São só sugestões de quem acompanha bebês e pais de longa data.

Desenvolva a capacidade de perceber os sinais de fadiga de seu bebê.
1-No começo de v ida do bebê, quero dizer, as primeiras 8 semanas o bebê não consegue ficar acordado por mais de 2 ou 3 horas. Portanto, não demore muito para colocá-lo para repousar, do contrário ele pode ficar muito estimulado e ter dificuldade para adormecer.
2-Observe a reação corporal do bebê: gestos e movimentos corporais. O esfregar de olhos, o roçar da orelhinha, os olhinhos meio fechados são sinais de sono e cansaço. Coloque-o no berço ou no lugar que você escolheu para ele dormir, assim ele vai “pegando a manha” de dormir sozinho.

Mostre a diferença entre o dia e a noite
1-Por volta de 2 semanas o bebê terá percepção do que será dia e noite. Assim, durante o dia deixe o sol entrar pelas janelas e aproveite a luminosidade. Não se preocupe muito com os barulhinhos da casa. O bebê logo se acostuma.
2-Procure colocar o bebê para mamar acordadinho. Converse com ele, faça carinho, algumas brincadeirinhas e de quebra ainda dê uma palhinha cantarolando para ele (pode ser sertanejo, rock pop, funk, etc.).
3-Durante a noite evite ascender luzes e fazer barulhos fortes. Amamente-o sem muita conversa e deixe que o bebê adormeça por si próprio. Por volta de 8 semanas procure deixá-lo no berçinho para que ele adormeça, mesmo ele estando acordado. Logo ele adormecerá.
Evite acessórios: balançar, sacolejar, passeios pela casa, etc. Lembre-se você pode e deve carregar seu bebezinho nos braços, acalentá-lo, aconchegá-lo e outras atitudes gostosas que só uma mãe sabe fazer, porém, evite fazer isso na hora do bebê dormir.
4-Siga sempre a mesma rotina que em algumas semanas tudo estará correndo as mil maravilhas (ou quase tudo).

...E quando algo estiver inadequado?
1-Bebês com mais de 8 ou 12 semanas podem acordar mais vezes a noite.
2-Estão acostumados com acessórios para dormir.
Nesses casos, observe se a fralda está molhada ou suja, se o bebê está desconfortável por algum motivo, cheque a temperatura corporal / ambiente e procure se recordar se ele mamou bem durante o dia, pois se isso não aconteceu, ele pode estar despertando por fome. Muitas vezes a presença da mãe, sua fala mansa e delicada e seu toque sutil são capazes de acalmar o bebê.
Alguns bebês se sentem mais protegidos se estiverem enrolados em uma mantinha ou algo mais fresquinho. Essa atitude faz o bebê se lembrar do tempo gostoso em que estava no útero da mamãe.
3-Evite que seu filhinho faça associações com a mamadeira, seio, água, colo na hora de dormir, colocando-o no berço ainda “meio” acordado.
4-Evite pegar o bebê durante a noite no primeiro resmungo, do contrário ele fará isso para solicitar sua presença de imediato. Portanto chorar não deve ser a “senha” para sair do berço.

Como ensinar meu bebê a dormir?
Existem muitos autores com práticas e teorias diversas e não vou questionar nenhum deles. Vou orientá-los segundo minha experiência como terapeuta de bebês.
1-Nunca deixe a criança chorar sozinha no berço – isso pode deixar marcas impressas no bebê de abandono e desamparo. O contato afetivo é sempre a melhor saída.
2-Lembre-se até cerca de 12 semanas é normal o bebê acordar a noite para mamar e a partir dos 6 ou 7 meses a coisa muda. Muda porque outros alimentos entram em cena na vida do bebê e suprem sua fome noturna.
3-Mantenha os bons hábitos de sono e a rotina na hora de adormecer o bebê: mesmo horário, mesmo local e o mesmo ambiente.

Exemplo de rotina pré-sono
Formas de facilitar o soninho do bebê
1-Queime energia – se seu bebê é maiorzinho, um bom passeio ou atividades que exijam um pouco mais do bebê durante o dia podem facilitar o sono noturno. Passado esse período, próximo ao horário de calmaria, os pais precisam manter um ambiente tranquilo e mais na penumbra.
2-Tente um banho morno e relaxante antes de ir para o berçinho. O banho estimula o contato físico mãe-bebê (ou papai), além de proporcionar o contato olho no olho. Se você perceber que o banho estimula seu filhinho, procure banhar seu filho mais cedo.
3-Nada como uma boa massagem relaxante – pode ser um simples passeio das mãos amorosas da mamãe pelo corpo do bebê com o auxílio ou não de óleos essenciais ou então a boa e deliciosa Shantala. Logo após vem a colocação das fraldas e de roupinha confortável para dormir.
4-Acolha e acalme seu bebê com uma boa conversinha ao pé do ouvido. Com voz calma, doce e suave cantarole, conte uma pequena história, diga um versinho ou emita um som que induza calmaria ao bebezinho.
5-Dê boa noite e um até amanhã suave.
6-Bebês maiorzinhos gostam de um conforto para dormir (objeto transicional). Pode ser um paninho, um ursinho, um bonequinho ou outro. O bebê se acostuma a dormir e acordar com esse objeto de amor e carinho!

Proporcione um ritual de sono diariamente com muito amor e carinho ao seu filhinho. Saber o que vem a seguir para as crianças pequeninas promove bem-estar, segurança, calmaria e uma boa higiene de sono!



Nenhum comentário:

Postar um comentário