Postagens Mais Acessadas

3.2.13

Causas do choro do bebê

Se choro de bebê tivesse tradução tudo seria mais fácil. 
O problema é que os bebês não nascem com a tecla "sap".
O choro do bebê é a sua voz para pedir algo - é a fonte de comunicação de seus desejos e necessidades.
Ao ouvir o choro do bebê, a melhor coisa não é agir por impulso. 
Respire fundo, conte até 5 e tente decifrar a linguagem dos bebês. Tente entender o que seu bebê está querendo lhe dizer.
Vou deixar algumas dicas bem simples e fáceis de serem identificadas nos bebês.
Vamos lá:
   * Cansaço: a cabecinha do bebê se move de um lado para o outro ou pende. Os olhos ficam vermelhinhos e se abrem lentamente. O pisca-pisca se intensifica como se ele estivesse com tique nervoso. Os olhos podem ficar parados e vidrados - parece o Mister Magoo. Os bocejos são frequentes e os bracinhos se movem de maneira descoordenada. ele parece meio nervosinho.
Pode chorar por estar intolerante a cheiros e barulhos fortes.
   * Fome: o pescoçinho se estende em direção a mama ou se lateraliza para a direita ou esquerda. Os lábios ficam contraídos e a linguinha se enrola e  toca o céu da boca Coloca a mão na boca e tenta sugá-la.
   * Dores: barriga, ouvido, etc.: choro é seco, estridente e incansável. Faz muitas caretas, fica ofegante, se contorce, o corpinho pode tremer, fica rígido e com as extremidades azuladas. Calma ele não vai virar um 'Alien"!
   * Frio: os lábios inferiores tremem, pode ter calafrios e arrepios, contorce o corpinho e as extremidades podem ficar azuladas.
   * Calor: choro intermitente, impaciência, pele úmida e suor
Ao ouvir o choro do bebê a melhor coisa a fazer é ficar calma, afinal, os bebês não morrem de "choro agudo".
 Para decifrar a linguagem dos bebês demanda tempo e muita observação da linguagem não verbal e corporal do bebê. 
Aprender a ser mãe e filho não é nada fácil! É um longo caminho a percorrer, cujo destino final é o verdadeiro sentido de ser mãe e ser cuidado com muito carinho por alguém muito especial.

3 comentários:

  1. Sou mãe com 17 anos, inesperiente e estou tentando fazer o melhor pro meu filho. Ele vai fazer 4 meses dia 20 de fevereiro mas já sabe ficar bravo e dar muito escandalo, para ir pro colo ou quando o pai o pega. Não sei como tirar o vício do colo as vezes deicho ele chorar. E aí vai minha pergunta: Faz mal deichar bebê chorar, o choro faz mal à criança?
    Desde já muito grata, Sara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara, os bebês, embora pequenos, são complexos. Nessa fase eles choram para poder expressar o que desejam e o que não desejam. Provavelmente seu bebê está "lendo seu estresse" e chora para lhe pedir calma e paciência. Assim sendo, vá com calma, não deixe seu bebê chorar por muito tempo. Tente acolhe-lo e dizer que tudo vai ficar bem. Calma é a palavra de ordem. Um abraço!

      Excluir
    2. Normalmente só deixo ele chorar quando preciso fazer alguma coisa e não dá para fazer com ele no colo,ou quando o pai dele quer segura-lo, já que ele não gosta de ficar no colo do pai. Mas reconheço que as vezes falta um pouco a paciência, principalmente quando ele acorda as madrugadas e não quer mais dormir. Vou ter mais paciência de agora endiante muito obrigada!
      Sara.

      Excluir