Postagens Mais Acessadas

6.10.14

Pais habilidosos pode gerar filhos habilidosos

           
            Voce acredita que pais habilidosos pode gerar filhos habilidosos?
           A primeira coisa que precisamos definir é habilidade. Habilidade é uma característica ou particularidade que o indivíduo tem em efetuar algo com destreza e maestria. Pode ser entendido, também, como uma aptidão ou qualidade em fazer algo especial ou bem feito.
            Pois bem, o primeiro passo para criar filhos habilidosos é ter pais habilidosos – uma família com habilidades em comum é capaz de gerir com maestria e competência a educação dos filhos. São pais que procuram se questionar quanto a educação das crianças e como incentivar o diálogo respeitoso entre eles. Entendem que ninguém aprende uma lição sem passar por ela.
            Os pais habilidosos procuram educar seu filho para o hoje e para o amanhã. Não desejam Xerox de sua árvore genealógica, mas sim filhos que passem por uma encubadora de boas ideias e atitudes. Filhos que não agem como súditos, mas que respeitam seus pais e a sociedade como um todo de maneira consciente.
Pais que desenvolvem em seus filhos a independência responsável, a competência e trazem consigo mesmas uma boa referência de autoestima e de empatia.
Nesse contexto, os pais habilidosos funcionam como faróis que iluminam o desenvolver de seus filhos, emitindo sinais claros do que toleram e do que não toleram. As regras em casa são claras e praticadas no cotidiano.
São pais cuidadosos e amorosos ao emitir suas regras, e, ao mesmo tempo conseguem ser moderadores quando necessários. São pais de carne e osso – com acertos e com erros – com desejo e pratica de manterem o equilíbrio em suas ações. Se permitem voltar atrás quando preciso.
Os pais habilidosos evitam as negativas desmedidas e enfatizam a criação de seus filhos nos aspectos positivos. O lar pode ser visto como um laboratório para testar com carinho e responsabilidade aquilo que a criança vivenciará no exterior sem a tutela direta dos pais. A criança pode errar e ser corrigida sem medo de ser agredida. Isso gera confiança nos pais e competências pessoais nas crianças para enfrentar o mundo lá fora.
Os pais habilidosos não esperam que seus filhos sejam perfeitos, mas também entendem que os comportamentos inadequados são conversados e colocados para a criança na forma de valores. As consequências geradas pelos maus comportamentos e pelas más atitudes são pontuadas junto as crianças e com elas são levantadas formas construtivas de reparar o erro.
Pais habilidosos entendem que para formar bons cidadãos não há necessidade de que seus filhos sejam iguaizinhos a eles. Entendem que seus filhos precisam ter suas próprias identidades e potencialidades.
Os pais habilidosos podem gerar filhos habilidosos quando chamam para si a incumbência de gerir a educação e a disciplina de seus filhos e confiam cada vez mais em si próprios e nos filhos que estão apresentando ao mundo.

E você, quer ter um filho Xerox de sua árvore genealógica ou um filho que passou por uma encubadeira de amor, respeito, empatia, responsabilidade e desenvolvimento de suas potencialidades e habilidades?

Nenhum comentário:

Postar um comentário